Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, 40 anos de uma grande ideia

Belo Horizonte, janeiro de 2014 – Entre os dias 3 de janeiro e 2 de março Belo Horizonte recebe a 40ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, um dos eventos mais tradicionais da cena cultural da cidade e o maior evento do mundo considerando-se sua duração, por dois meses ininterruptos. Promovida pelo Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais – SINPARC, a campanha movimenta não só a capital mineira, mas, também, Ipatinga, Juiz de Fora, Araxá e vai para Itabirito pela primeira vez. Neste ano, a expectativa é de que 440 mil pessoas assistam às peças.

Com o tema “Campanha: 40 anos de uma grande ideia”, o evento busca oferecer uma programação diversificada e a preços populares. Nesta edição, 151 peças (94 adultos, 46 infantis, 10 de dança e uma circense) integram o evento, sendo 47 espetáculos estreantes. Outra novidade é que além dos espaços usuais, como os teatros do Palácio das Artes, Sesiminas, Alterosa, as peças também serão apresentadas nos novos CCBB, Teatro Bradesco e Cine Theatro Brasil Vallourec. Regiões como Nova Lima e Barreiro também estão no roteiro da Campanha.

O presidente do Sinparc, Rômulo Duque, comemora com muito orgulho os 40 anos da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. “O tema não poderia ser outro: uma grande ideia. Uma Grande ideia que ajudou a transformar as artes cênicas de Minas Gerais. Uma grande ideia que levou teatro e dança a preço popular a mais de 5 milhões de pessoas nas suas edições. Uma grande ideia que é esperada por artistas e público ansiosamente a cada ano”, diz.

A programação completa da 40ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança pode ser conferida no site www.sinparc.com.br.

ATRAÇÕES ESPECIAIS

>> Caminho das Artes

A Rede Caminho das Artes se associa à 40ª Campanha de Popularização no intuito de promover mais uma ação para dar visibilidade aos espaços de arte e à riqueza e à diversidade da produção artística da região de Nova Lima, enquanto patrimônio e pólo cultural. Para isso, grupos de destaque no cenário nacional como Primeiro Ato, Quik, Armatrux e Atrás do Pano se reuniram para realizar a Mostra Caminho das Artes.

>> Projeto Troca

O Projeto Troca foca o trabalho de pesquisa de grupos que usaram uma imersão em temas não convencionais, montagens ousadas e poucas fontes de investimento.

>> Espetáculos de Rua

Serão doze espetáculos do Grupo Oriundo, que circularão em todas as regionais de Belo Horizonte.

>> Primeiro Encontro de Dança de Salão da América Latina

Nos dias 17, 18 e 19 de janeiro será realizado o Primeiro Encontro de Dança de Salão da América Latina. O evento contará com oficinas, palestras, shows e exposição. Mais informações no site www.espacodanca.com/edsal.

>> Circo Irmãos Simões

O Circo Irmãos Simões é um dos mais tradicionais do Brasil. Fundado pelo patriarca João Simões, no final do século XIX, o Circo vem rodando Minas Gerais com diversos espetáculos. O circo funcionará no espaço Funarte.

>> Bar da Campanha

O Bar da Campanha chega com o intuito de criar um espaço de encontro entre público, produtores e atores da Campanha. Um prato especial será criado e as noites serão animadas por pockets shows e voz e violão.

Endereço: Bar da Esquina – Rua Sergipe, 146.

>> Roda de Conversas

O Projeto Rodas de Conversa cria um espaço para discussão da política cultural. O papel do estado, do produtor, do criador e do público no cotidiano das artes cênicas reflete na criação e na manutenção da cultura cotidianamente. Sendo assim, quatro encontros serão realizados nas segundas–feiras, na Funarte MG, das 19h30 às 20h30.

>> Ouvidoria

No site do Sinparc (www.sinparc.com.br), pode-se fazer elogios, críticas apresentar sugestões.

Informações para a imprensa:

Press Comunicação Empresarial | (31) 3245-3778

Daisy Silva – daisy@presscomunicacao.com.br | 8577-0256

Raquel Braga – raquel.braga@presscomunicacao.com.br | 3245-3778

Angelina Fontes – angelina@presscomunicacao.com.br | 8785-9703