Responsabilidade social e assessoria de imprensa
A Unimed-BH, cliente da Press, foi mais uma vez destaque na imprensa por uma iniciativa de Responsabilidade Social. No final de semana, em 12 de julho, a coluna do PCO, no jornal Tudo, divulgou uma nota (clique e leia) sobre a conquista do Selo Diamante de Sustentabilidade – edição 2014, que a cooperativa recebeu da Unimed do Brasil, pelo quinto ano consecutivo no estágio máximo de excelência.
Divulgar essas ações, tanto da Unimed-BH, quanto do Instituto Unimed-BH faz parte do trabalho de Relações com a Imprensa, promovido pela Press, e também está relacionado com o trabalho de Comunicação em Sustentabilidade, tão importante para o fortalecimento da marca e reputação das empresas.
A máxima de que “quem não é visto não é lembrado” se encaixa no universo corporativo. Com o trabalho de assessoria de imprensa da agência, no ano de 2013, a Unimed-BH conquistou 302.609 cm² (422 matérias) na mídia impressa. Esse dado equivale a 512 páginas de revista padrão Veja ou a 175 páginas de jornal em formato standard. Já no online, foram monitoradas 841 matérias, reforçando a importância da mídia digital como meio de comunicação. Já na mídia eletrônica (rádio e tv), o espaço total foi de 8 horas, 11 minutos e 15 segundos.
Assim a comunicação cumpre um importante papel: dar visibilidade as ações corporativas contribuindo com o reconhecimento do público.
O prêmio
O objetivo da iniciativa é reconhecer as cooperativas do Sistema Unimed que incorporam os temas essenciais da sustentabilidade em sua gestão, tanto em aspectos sociais, econômicos, quanto ambientais. Esta é a décima vez que a Unimed-BH recebe a certificação, o que reforça sua atuação de acordo com os princípios da Responsabilidade Social.
O Selo Unimed de Responsabilidade Social é considerado uma importante ferramenta de autodiagnóstico, podendo auxiliar na estratégia da gestão responsável. A metodologia de avaliação baseia-se em temas de responsabilidade social – valores, transparência, governança corporativa, público interno, meio ambiente, fornecedores, clientes, comunidade, governo e sociedade –, do Balanço Social Modelo Ibase, adaptado para cooperativas. A categoria Diamante, conquistada pela Unimed-BH, é a mais elevada da premiação (de 91 a 100 pontos). O resultado revela que a cooperativa possui uma Política de Sustentabilidade definida e é um exemplo a ser seguido.
Ações sustentáveis
Investir nessas ações é uma premissa da Unimed-BH. E esse trabalho se dá por meio das iniciativas do Instituto Unimed-BH, criado em 2003 com a missão de conduzir o programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio Ambiente, Voluntariado, Espaço público e Cultura. Em 2013, as ações beneficiaram, diretamente, 452 mil pessoas.
Se você também promove iniciativas de responsabilidade social ou de outras áreas da sustentabilidade, conte com a Press para desenvolver um trabalho de comunicação e divulgar essas ações, garantindo visibilidade para suas atividades!