Comunicação digital: por que as empresas devem investir ?
Comunicação digital permite que cliente da Press lance ferramenta exclusiva no e-commerce brasileiro
A comunicação digital cresce a todo momento e ganha cada vez mais adeptos. Para se ter um ideia, o brasileiro com acesso à internet passa mais tempo na web todos os dias do que em qualquer outro meio de comunicação. Em média, são 3h39 diárias, segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, divulgada em março deste ano, pelo Ibope. As redes sociais são os sites mais acessados e o Facebook é o site mais citado pelos entrevistados. Ele também é o campeão de acessos entre os que querem se informar: 32% dos entrevistados recorrem às redes sociais para essa finalidade. As redes sociais fazem parte da rotina dos brasileiros e é por isso que, cada vez mais, as empresas estão investindo nessa mídia.
Internet em númerosJá somos mais de 94 milhões de brasileiros na internet. Facebook ultrapassa 1 bilhão de usuários. Redes sociais já são o principal meio de comunicação e pesquisa. 84% das mulheres já fazem compras online. 61% dos consumidores elogiam marcas nas mídias sociais. Decisão de compra é cada vez mais baseada em comentários na web. Consumidor do futuro pode deixar de ir às lojas. Quase 90% das empresas brasileiras utilizam redes sociais (Fonte: Meio e Mensagem, Ibope, CIO/Uol, ProXXIma, infomoney). |
Um bom exemplo é o Pontofrio.com, que acaba de comemorar mais de 200 mil solicitações de descontos por meio de sua ferramenta chamada Economizator. A marca é pioneira na proposta de oferecer, desde 2011, essa plataforma em que o próprio consumidor pode gerar o desconto por meio de ferramenta acessada com exclusividade pelos seus seguidores no Facebook. Para se beneficiar, o usuário entra no aplicativo criado no Facebook, envia o código da mercadoria e recebe automaticamente um link com o desconto. O Economizator permite a oferta aos consumidores de descontos de até 30% nas compras. Para mais detalhes acesse: http://pingu.im/economizator.
Comunicação digital
A internet ganhou um lugar de destaque para investimento das empresas. As pessoas estão cada vez mais conectadas, sejam para buscar informações, fazer compras ou seja para elogiar marcas ou produtos. As organizações que desejam conhecer melhor as vantagens da comunicação digital e de estar nesse ambiente online, principalmente nas redes sociais, vejam alguns motivos que listamos:
– Imediatismo: é uma característica da internet. Os feedbacks são recebidos quase que instantaneamente e aproxima a empresa do seu público.
– Baixo custo: o investimento é menor do que em outros meios. Ações simples podem ter repercussão maior do que o esperado.
– Concorrência: é possível acompanhar também o que os concorrentes estão fazendo e elaborar ações estratégicas mais eficientes.
– Boca a boca: a divulgação nas redes faz com que os clientes satisfeitos propaguem a satisfação pelas redes. Se você faz um bom trabalho nas redes, eles vão fazer uma boa divulgação de seu negócio ou produto.
– Novos públicos: a internet permite você ampliar sua atuação e conquistar novos públicos, ganhando mais visibilidade.
– Resultados: a mídia digital permite você mensurar suas ações e, com isso, te mostra o melhor caminho a ser seguido. As pesquisas geradas no ambiente online permite um melhor conhecimento do seu público e um direcionamento mais assertivo de suas estratégias.
Pontofrio.com
Com a missão de oferecer ao público a mais completa solução de compras, o Pontofrio.com é voltado aos consumidores de todas as regiões do Brasil atentos às últimas tendências em tecnologia, e conta com um portfólio de mais de 120 mil itens, em mais de 25 categorias, como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, portáteis, utilidades domésticas, informática e games, entre outros.
Por Letícia Espíndola
Jornalista e Coordenadora de Núcleos da Press Comunicação