Comunicação digital: conheça o perfil do profissional
Pesquisa traça o raio x de como deve ser o analista de social media responsável pela comunicação digital
Falar de comunicação digital ainda é algo que rende muitos desdobramentos e divergências, pelo recente tempo em que o assunto está em uso nas agências, empresas e no dia a dia das pessoas. Já discutimos aqui temas como porque as empresas devem investir; a busca pelo engajamento nas redes; e a importância de conhecer as suas potencialidades. E agora, dando sequência a exploração deste tema tão atual quanto relevante , achamos fundamental desvendar o perfil do profissional que está por trás da estratégia de gerir essas ferramentas indispensáveis para a comunicação contemporânea. Afinal, não é porque uma pessoa pessoa fica conectada o dia todo que gerir um perfil de uma empresa nas redes se torna tarefa fácil. Para isso compartilhamos com nossos leitores uma pesquisa publica sobre o assunto.
Na última semana, o site de empregos nas áreas de comunicação e tecnologia, trampos.co, juntamente com a Alma Beta, organizou uma pesquisa que traça o raio X dos profissionais de Mídias Sociais do Brasil, para entender como é o perfil desse profissional, o seu comportamento e como estão evoluindo na área. Foram 1.037 entrevistas com pessoas de todo o país.
Os dados que se destacaram foram:
– 6 em cada 10 profissionais são mulheres, com idade média de 26 anos;
– 55% moram em São Paulo e 5,1% em Minas Gerais;
– na jornada de trabalho: 45% trabalham 40 horas semanais;
– 47% possuem ensino superior completo e 24,7% pós-graduação;
– 43,48% fizeram cursos específicos em mídias sociais e mercado digital;
– 26% trabalham em agência especializada em mídia social;
– 88,2% tem 4 anos ou menos de experiência.
A pesquisa ainda perguntou aos entrevistados sobre referências que eles têm no mercado e 38% citaram o case do Ponto Frio, que já mencionamos aqui.
Comportamento é importante na comunicação digital
Além das características de escolaridade, gênero, faixa etária etc., buscamos referências do comportamento e da personalidade desses profissionais. Com base no ebook “Primeiros passos para fazer campanhas nas mídias sociais”, da autora Danila Dourado, o Scup Ideas sugeriu uma lista com onze características que o mercado mais espera desse profissional de mídia social:
1 – Experiência: como a área é recente, ter experiência em comunicação digital pode ser um importante diferencial.
2 – Antenado: amar internet, novas tecnologias, ser ávido por conhecer novas plataformas, ter hábito de experimentar aplicativos, novos serviços e ferramentas é fundamental.
3 – Excelente redação: é imprescindível saber escrever bem e gostar disso. Conhecer bem as regras ortográficas e gramaticais e saber um segundo idioma é importante.
4 – Cultura 2.0: é importante conhecer regras próprias de conduta de cada mídia social.
5 – Trabalho em equipe: é indispensável trabalhar em equipe, compartilhar conhecimento e informações para otimizar as entregas e desenvolver melhor suas funções.
6 – Dominar as ferramentas: é preciso saber usar e explorar todas as potencialidades das ferramentas do mercado.
7 – Ser resolutivo: aquele que busca resolver os problemas e dar respostas rápidas.
8 – Personalidade moderadora: aquelas que procuram manter o clima cordial entre todos. Isso facilita o trabalho em equipe.
9 – Conversador: aquele que sabe escutar antes de falar. Sabe expressar com tranquilidade, tem empatia com o outro e pensa antes de falar no impacto do seu discurso.
10 – “Always on”: vive conectado. Desconectar-se totalmente é arriscado, pois usuários podem interagir com marca a qualquer dia e hora.
11 – Conhecimentos abrangentes: é importante que esse profissional tenha conhecimento nas áreas de marketing, publicidade e comunicação corporativa, para entender que a comunicação digital deve estar e consonância com os objetivos dos negócios e com a cultura da marca, fazendo com que haja um alinhamento com o plano de negócio da empresa e entendendo o comportamento do consumidor.
A Press Comunicação é uma agência de comunicação integrada, que possui profissionais com experiência e especialização em comunicação digital. Traga seu objetivo que nós lhe construiremos a solução, seja no ambiente online ou no offline.
FONTE: Texto extraído do ebook “Primeiros passos para fazer campanhas nas mídias sociais”, escrito por Danila Dourado e editado pelo Scup Ideas.