5 dicas para escolher uma boa agência de comunicação

Busca pela agência perfeita
Algumas dicas contribuem para encontrar a agência ideal

 

Depois de usar o poder de convencimento junto ao chefe, reuniões para avaliação das propostas, finalmente, foi liberado ao profissional de RH ou de Comunicação o recurso para o tão sonhado contrato com uma agência de comunicação. Entra em cena a dúvida de quem contratar, o que observar, como investir a verba e ter sucesso nos resultados. É certo que muitas empresas se limitam a buscar indicação, mas nem sempre uma agência recomendada para uma empresa poderá atender o perfil desejado por você. Então, veja as dicas que podem te ajudar na tomada de decisão:

1 – Peça referência para clientes da agência:

A referência é sempre válida. Conversando abertamente com os colegas, é possível questionar pontos negativos e positivos e ainda investigar o motivo de certos desagrados, caso eles existam. Lembre-se que a referência por si só, não basta, mas já é um ponto de partida. Ao pedir referências, confira os trabalhos produzidos e veja se são do seu agrado; pergunte sobre a disponibilidade dos profissionais do atendimento; questione sobre os resultados alcançados.

2 – Verifique a experiência dos profissionais que trabalham nela:

Ao entrar em contato com uma agência, solicite o quadro de funcionários e um breve histórico dos currículos. Afinal, eles trabalharão para atender suas demandas. Pergunte sobre por quais empresas passaram, características profissionais, principalmente, daqueles que trabalharão diretamente no atendimento ao cliente – se são proativos, comunicativos, bons ouvintes, enfim, se correspondem àquilo que você busca em um profissional. Isso é importante para ajudar a agência a definir qual profissional ela vai convocar para te atender. Muitas agências, como a Press Comunicação, conseguem definir o profissional logo após a reunião com o cliente, baseada em suas peculiaridades e demandas.

3 – Peça apresentação de um case:

Se você está buscando uma agência para produzir uma publicação, peça a ela para verificar revistas e jornais produzidos para outro cliente. Caso queira uma assessoria de imprensa, solicite que a empresa relate algumas experiências com clientes semelhantes ao seu perfil ou mesmo peça para ver  um relatório de resultados . Enfim, a análise de cases pode te auxiliar na decisão.

4 – Visite e conheça a infraestrutura física e a equipe de trabalho:

Outra dica é marcar uma reunião na agência para avaliar a estrutura física e conhecer a equipe de profissionais pessoalmente. Lembre-se que quanto mais tempo de mercado a agência tiver, mais experiência, mais maturidade. Não se intimide, pergunte tudo o que quiser, tire suas dúvidas, questione, converse diretamente com a equipe responsável pelo trabalho que você quer contratar. Isso o ajudará na decisão.

5 – Avalie o custo benefício:

Se você gostou de tudo o que viu e ouviu, mas agora a decisão esbarra no custo, lembre-se que “o barato pode sair caro”. Diferença de orçamento é comum, e saudável, em qualquer mercado. Mas é preciso lembrar que manter uma estrutura adequada com profissionais gabaritados tem um preço. No entanto, não desista do contrato apenas pelo custo, procure negociar junto àquele que lhe transmitiu a melhor impressão, e principalmente, mais segurança de uma entrega de qualidade, com respeito ao prazo, às exigências e às características do cliente.

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