5 motivos pelos quais o seu jornal interno não está sendo lido
Mesmo na era da internet e das redes sociais, o jornal impresso continua sendo uma ferramenta de comunicação interna fundamental para o relacionamento entre empresa e empregado. Um dos motivos para o sucesso desse tipo de publicação é que nem todos os colaboradores possuem acesso a um computador ou podem utilizá-lo durante o horário de trabalho.
Mas, para que o jornal impresso seja eficaz, é preciso entender que, nesse caso, o empregado é antes de tudo um leitor. E, por isso, ele deve ser atrativo para conquistar e manter o interesse do seu público-alvo. Afinal, assim como todos os outros veículos de comunicação, o jornal interno não “existe” se não tiver leitores. A empresa pode até continuar bancando a publicação e o jornal pode continuar sendo distribuído aos colaboradores, mas se não for lido, absorvido, analisado e discutido por seus leitores todo esse trabalho será um desperdício de tempo e dinheiro.
Conheça, então, 5 motivos pelos quais o seu jornal interno não está sendo lido e saiba como aproveitar a publicação da melhor forma possível!
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Distribuição errada
Deixar pilhas de jornais espalhadas pela empresa e esperar que o colaborador tome a iniciativa de pegá-lo, certamente, será um “tiro no pé”. Deixar um exemplar sob cada assento, no caso das organizações que disponibilizam transporte para os colaboradores, também não é uma boa ideia, já que eles podem pensar que o informativo pode ser lido, mas deve continuar ali, para as demais pessoas que utilizarem o veículo.
A maneira mais assertiva de ter sucesso com a distribuição do jornal interno é garantir que ele chegue às mãos do colaborador. Isso pode ser realizado com a entrega para cada um dos empregados, no horário de almoço, início ou término do expediente ou durante as reuniões diárias, por exemplo. Outra forma é encartando o jornal junto à cesta básica ou enviando-o por correspondência para a residência do empregado.
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Só a diretoria aparece
O jornal interno deve contemplar todos os níveis hierárquicos no desenvolvimento das matérias. E isso implica em apresentar assuntos de interesse tanto dos líderes, gestores e diretores quanto dos demais colaboradores que, inclusive, são maioria na organização. Fazer pesquisas de opinião, buscando saber o que os leitores querem ver na publicação ou querem saber sobre a empresa, é uma boa estratégia.
Além disso, os colaboradores gostam de se ver e ver os colegas no jornal. Quando são citados e têm a sua foto divulgada ainda levam o informativo para que os amigos e familiares vejam também. Isso faz com que a divulgação do jornal seja aguardada pelos empregados e que as suas páginas sejam realmente lidas e não somente folheadas.
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Baixa atratividade do layout
Enganam-se os que pensam que a boa qualidade dos textos é suficiente para atrair a atenção dos empregados para o jornal interno. Antes disso, os leitores são atraídos pelo o que vêm, ou seja, o layout da publicação.
Muito texto na página; falta de cuidado com os personagens a serem fotografados assim como com as fotos (pequenas, sem enquadramento e tratamento ou com baixa resolução); e a utilização de letras muito pequenas nos textos são alguns dos pontos negativos que inibem o interesse do leitor pelo jornal interno.
Para atrair a atenção dos empregados, invista em cores atrativas e quentes, além de outras maneiras de explicar o assunto abordado que não só o texto, como os infográficos.
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Linguagem inadequada
É importante ressaltar que o público interno é composto por pessoas de diferentes níveis de escolaridade. Em uma empresa existem colaboradores com doutorado e mestrado como também com ensino fundamental incompleto, por exemplo. Por isso, o texto deve ter uma linguagem formal, porém simples e de fácil entendimento para todos.
Mas, atenção: linguagem simples não quer dizer escrever errado. Pelo contrário, os textos devem apresentar organização, clareza, concisão, coerência e bom domínio do português.
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Falta de periodicidade
Produzir um jornal impresso de boa qualidade precisa de tempo, portanto é inviável que a periodicidade seja menor do que 30 dias. Já um jornal semestral não cria vínculo com os colaboradores e, muitas vezes, divulga matérias sobre acontecimentos antigos e que já não interessam mais aos leitores. O segredo é que o espaço entre um jornal e outro não seja nem curto e nem longo demais. Entre um e três meses é o ideal, dependendo do objetivo da publicação.
O atraso na entrega do jornal também é um ponto negativo. O informativo deve fazer parte da rotina dos empregados, eles devem saber quando esperar pelas notícias da empresa.
Quer saber mais como o seu jornal sobre como aumentar a leitura do seu jornal interno ou ainda não tem e quer criar um? Entre em contato com a nossa equipe Press.