Comunicação interna multidirecional garante envolvimento do colaborador

colaboradores engajados por meio da comunicação interna

Quer engajar seus colaboradores? Promova uma comunicação interna multidirecional

Ouvir e ser ouvido. Sejam na comunicação formal ou informal, essas duas ações precisam ser complementares e coexistentes para que a comunicação flua de forma adequada. Numa organização, onde pessoas com culturas diferentes convivem, diariamente, é preciso levar ambos à risca para tornar o engajamento maior, contribuindo, consequentemente, para uma comunicação mais eficiente. É por isso que, nesse sentido, os profissionais de comunicação interna têm um grande desafio: criar os canais de comunicação mais adequados que assegurem tanto a voz da organização quanto a voz dos colaboradores que nela trabalham.

Essa estratégia de comunicação multidirecional é muito positiva. É boa para os colaboradores, pois eles se sentem pertencendo de fato àquela organização, já que são ouvidos. E é interessante para a organização, que contará com uma equipe mais entrosada, interessada e participativa.

Existe várias maneiras de fazer isso acontecer. Neste contexto, a criatividade faz toda a diferença. Confira, a seguir, alguns exemplos de iniciativas que podem ser adotadas na sua empresa.

Pesquisas e enquetes:

Para conhecer a fundo os colaboradores é preciso pesquisar. Saber o que os colaboradores pensam, o que desejam da empresa e da comunicação, ou sobre os canais de comunicação disponíveis pela empresa, os eventos e demais iniciativas promovidas internamente é o caminho do aprofundamento e da assertividade.

Quais são canais mais lidos e os menos lidos? Quais os temas que os colaboradores têm mais interesse de ler e o que gera maior repercussão? Existem maneiras simples de conseguir essas informações, como inserir um formulário de perguntas nos veículos impressos, para serem respondidos e entregues à área de comunicação (usual não é?).

Ou fazer uma enquete instantânea no restaurante da empresa, na intranet, por e-mail ou por telefone, com objetivo de mensurar o quanto as pessoas reiteram da informação que foi divulgada em alguma campanha ou evento. Quer mais? Crie um grupo de discussão com representantes das diversas áreas da empresa que representam seus colegas. Utilize esse grupo para avaliar iniciativas pontuais ou sempre que for necessário.

O fundamental é a escuta!

Campanhas de comunicação interna:

Ninguém mais tem dúvidas de sua importância, certo? Tanto que em temas tão relevantes como saúde e segurança, a realização de campanhas periódicas impactam diretamente as estatísticas internas.

Porém, ao planejar as campanhas sobre esses temas é fundamental definir bem o objetivo, que deve ir além de querer apenas relembrar o tema, mas motivar os colaboradores a ponto de deixá-los engajados. Ouvi-los e entende-los para falar de igual para igual, levando em consideração o que lhes realmente importa, o que faz sentido para eles.

Quer um exemplo de como isso acontece?

O que significa para o colaborador falar que sua segurança e integridade física são importantes? Para ele pode ser simplesmente chegar em casa bem. Se você o conhece e sabe que é isso que faz sentido para ele, que tal fazer uma campanha com a participação dos familiares para garantir que ele voltará para casa bem? As ideias não se limitam só a essa. A comunicação interna pode e deve compreender cada vez mais o universo da empresa e dos colaboradores e criar, a partir destes cenários, formas de interação e envolvimento.

Concursos/premiações:

Assim como as campanhas internas, a realização de concursos/ premiações é uma boa oportunidade para as empresas estimularem os seus colaboradores. Ate aí nada de novo! Mas, você já pensou, por exemplo, em inovar a homenagem aos colaboradores com mais tempo de casa?

Que tal, em vez de entregar relógios ou placas de homenagens você inovar e introduzir experiências como forma de premiação?

Nos últimos anos, o que se vem percebendo é que as experiências são mais marcantes e inesquecíveis para quem as vive do que prêmios materiais. Presentear o colaborador com uma viagem com tudo pago, para ele e um acompanhante, será algo que ele recordará com orgulho e contará como foi a sua experiência para muitas pessoas. Seguramente, ele terá brilho nos olhos e orgulho de contar para familiares, amigos e colegas que a sua empresa lhe proporcionou aquela alegria.

Veículos internos:

Use e abuse dos colaboradores como personagens principais nos veículos de comunicação da empresa. Se o conteúdo é feito para eles, nada mais coerente do que retratá-los ali. Envolver a família também é uma boa alternativa para chamar a atenção do colaborador. Afinal, quem não se sente orgulhoso em ver a sua família estampada num informativo interno? Por isso, sempre que possível e quando o tema permitir, é interessante envolvê-la também seja em matérias ou seja em campanhas.

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