Marketing de Conteúdo: estratégia de ouro de 2016
Na era do marketing digital oferecer conteúdo relevante para atrair quem você quer é uma das principais armas para o relacionamento e fidelização de clientes
Há mais de uma década vivemos transformações quase que diárias na forma de fazer comunicação e marketing. Com a disseminação e consolidação das mídias sociais – blogs, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube etc. – o conteúdo ficou cada vez mais em destaque. Isso porque qualquer um pode criar o seu próprio perfil, canal ou sua página sobre quase tudo o que quiser.
Porém, empresas que estão atrás de novos clientes, devem construir estratégias para a criação e divulgação correta do seu conteúdo. As pessoas são bombardeadas a todo o momento com um excesso de informação que, se destacar é quase que uma obrigação para atrair os olhares do seu público.
Para ser reconhecido pelo que oferece você deve priorizar os seguintes passos:
- Identifique seu público-alvo
- Escreva sobre o que seu público quer ouvir
- Consistência de formato e periodicidade
- Conteúdos diferentes para estágios de compra diferente
- Promoção do material desenvolvido
Marketing de Conteúdo no Brasil
Os formatos de divulgação do seu material variam e podem ser usados de acordo com o tamanho do que será ofertado e o perfil do público.
A pesquisa Tendências de Marketing de Conteúdo 2015 revelou que:
- 31% das empresas destinam mais de 25% do orçamento para geração de conteúdo
- 70% prevê um aumento no orçamento de conteúdo
- 77% das organizações possuem uma estratégia definida de marketing de conteúdo
- 40% documentam esta estratégia
- 57% possuem pelo menos duas pessoas dedicadas à criação de conteúdo
- 33% das empresas medem o ROI (retorno sobre o investimento)
Observando esses números e as reações do mercado, podemos avaliar que o conteúdo estará ainda mais em destaque em 2016. Ele será o rei!
Divulgação
Na hora de divulgar o conteúdo – eBooks, whitepapers, infográficos etc. – muitas empresas ainda dão preferência para as redes sociais. Porém, blogs corporativos, newsletters e o e-mail marketing tendem a crescer ainda mais no próximo ano. Essas ferramentas são importantes para a estratégia digital e não devem ser desprezadas.
Quando se fala em divulgação, não podemos esquecer as menções em canais outros canais, além dos guests posts. Essa estratégia é chamada de link building, essencial para a disseminação do seu conteúdo, auxiliando também na otimização dos resultados de buscas, o chamado SEO.
Não se esqueça da análise
As métricas são indispensáveis para medir e avaliar o trabalho realizado. Através delas você pode ver onde está acertando e o que precisa ser revisto. Tráfego no site, vendas e taxa de conversão são as mais utilizadas para medir o sucesso da estratégia de marketing de conteúdo.