O poder “viralizador” dos vídeos

 

o-poder-viralizador-dos-vídeos

A produção de conteúdo deixou de ser tendência e já é algo óbvio para a maioria dos planejamentos estratégicos de marketing de hoje em dia. Ele pode vir em diferentes formatos: texto, foto, podcast (áudio) e vídeo. Vamos então, falar desse último.

Os vídeos são sucesso na internet há anos, mas foi em 2005, com o surgimento do YouTube que eles ganharam ainda mais força. A rede social é o principal canal de divulgação e de consumo desse tipo de conteúdo. Nela são visualizados, em média 2.780.000 vídeos por minutos e, mais ou menos, 100 horas de conteúdo carregadas e apenas 60 segundos! Só com isso já temos argumentos suficientes para mostrar a força que essa plataforma tem. Mas não para por aqui.

Marketing Viral

Os maiores conteúdos virais que conhecemos foram feitos no formato de vídeo. Essa mídia tem o poder de prender a atenção do internauta e a informação passada é compreendida com mais facilidade – talvez por causa dos recursos que ela oferece (áudio, imagem e som). Fato é que, essa é uma das ferramentas preferidas na hora de produzir um conteúdo de marketing viral.

Mas não basta apenas produzir um vídeo. Ele precisa ser impactante, mexer com a emoção das pessoas e, claro, trazer algo que o remeta ao seu negócio. Assim, as chances dele atingir o maior número de pessoas possíveis a partir do compartilhamento viral – apenas com o esforço orgânico de quem assistiu, sem investimento em Ads – são grandes. Se você conseguir isso, parabéns! O seu viral aconteceu!

Tenha cuidado

Produzir um viral pode parecer fácil e simples, mas não é! Você precisa de muito estudo e um bom planejamento. Não vá pensando que produzir um vídeo engraçado, como esses amadores que a gente vê pela internet, é fazer marketing viral.

O marketing viral é uma ferramenta do marketing digital que, se bem usada, trás ganhos enormes com um custo baixo para a empresa. Para a produção de um vídeo viral você deve orquestrar o conteúdo, para que ele seja atrativo, tenha a cara da sua empresa, mas não pareça algo forçado. As técnicas de storytelling podem ser grandes aliadas!

Confira nesta matéria do Portal EXAME uma seleção com 10 empresas que tiveram sucesso com vídeos virais.

o-poder-viralizador-dos-vídeos