Assessoria de imprensa: veja como ela está mudando com a tecnologia
Ela foi criada em 1906 nos EUA e durante 100 anos de história, a assessoria de imprensa passou por diferentes fases, adaptando-se às novidades de cada época, mas sem perder a sua essência. Independente da época, sabe-se que a sua principal característica é estreitar o relacionamento entre a empresa com os veículos de comunicação.
Novas tecnologias de comunicação
A velocidade de inovação das tecnologias afeta diretamente a forma como nos comunicamos. Hoje, as pessoas em todo o planeta preferem usar o WhatsApp a fazer uma ligação. As redes sociais promovem discussões de diferentes assuntos como antes se via nas mesas de bares e rodas de amigos. Os blogs ganharam credibilidade e status e seus criadores, os blogueiros, assumiram esse antigo “hobby” como profissão – e, em alguns casos, são muito bem pagos por esse trabalho.
“Elas estão transformando-se num verdadeiro paradigma das sociedades modernas, revolucionando todas as esferas da vida social. No mundo do trabalho, pela digitalização dos processos produtivos e por sua integração em rede; no universo da criação de produtos de mídia, passando pela indústria do entretenimento, que aponta para formas de lazer cada vez mais interativas e virtuais.” (DUARTE, Jorge, input FILHO, Roberto de Camargo, Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica / Jorge Duarte (organizador). Cap. 19, pág. 341.
Assessoria 3.0
Hoje, com os avanços tecnológicos, as assessorias e os assessores se adaptaram e estão oferecendo, a cada dia, mais novidades para tornar seus releases mais atrativos – principalmente para ganhar a atenção dos blogueiros. Responsáveis por cativar o público de maneira mais intimista, são bombardeados diariamente por releases e amostras de diversos produtos.
Para trabalhar a assessoria nos dias atuais, usar alguns recursos tecnológicos se faz essencial. Na hora de divulgar um produto ou serviço para a imprensa, você pode lançar mão dos seguintes recursos:
– Áudio release;
– Blog;
– WhatsApp;
– SEO;
– Display Text;
– Google Analytics;
– Aplicativos para organização de materiais em nuvem (Evernote, por exemplo).
É preciso estar atento a essa nova forma de fazer assessoria de imprensa, para sair na frente na hora da conquista de espaço e também no momento de se relacionar com jornalistas.
Quer saber mais sobre como trabalhar com assessoria de imprensa nessa era 3.0 e como utilizar as redes e aplicativos ao seu favor, na hora de vender uma pauta? Confira nosso material Assessoria de Imprensa 3.0!