Release Multimídia: a evolução da assessoria de imprensa
A evolução tecnológica e a forma como nos comunicamos atualmente forçou profissionais de várias áreas a reinventarem seu dia a dia de trabalho. Diante dessa nova realidade, os assessores de imprensa estão lançando mão de vários recursos para que o próprio trabalho continue útil e atrativo, tanto para quem está nas mídias tradicionais (rádio, TV, jornais e revistas) como para quem está no meio digital (websites, portais de notícias, redes sociais e blogs).
Adicionar imagens, vídeos e áudio aumenta o valor do seu material e as suas chances de engajamento junto aos jornalistas. Pensando nisso fizemos este post para você entender melhor como usar cada um desses recursos a seu favor.
Social Media Vídeo Release
O vídeo é o conteúdo que mais cresce em visualizações. Para se ter uma ideia, o YouTube já é considerado o segundo maior buscador online, perdendo apenas para o Google.
Investir em Social Media Vídeo Release (SMVR) pode gerar maior visibilidade do seu cliente e facilitar a vida dos jornalistas não só de TV como das redes sociais e portais. Além de atrair a atenção das pessoas com mais facilidade, ele também aumenta as possibilidades de compartilhamento e, consequentemente, viralização do conteúdo.
Porém, o vídeo release tem suas próprias características, e não é um vídeo institucional da empresa. Ele deve ter a notícia (lead), depoimentos ou aspas da fonte principal, depoimentos de personagens propostos no release, imagens de alta qualidade técnica e conteúdo relevante.
Não se esqueça de que seu vídeo release será encaminhado aos veículos, que poderão usar as suas informações e, principalmente, suas imagens.
Imagens
A criação de uma galeria de fotos para cada release também ajudará na divulgação, já que os jornalistas encontram tudo o que precisam no mesmo lugar, de forma rápida e com praticidade.
Se você está divulgando dados que cabem infográfico ou gráficos, por exemplo, por que não já inseri-los na divulgação? Eles podem ser em formato de imagem ou até em vídeo, mais um recurso para aumentar as chances de sucesso do seu release.
Se o foco da divulgação é um produto, use imagens em estúdio, bem produzidas e em alta resolução. Se estiver divulgando o lançamento de um novo hospital, filme não só as instalações, mas um usuário do hospital, uma autoridade que se disponha a falar, o mapa virtual para facilitar a localização, por exemplo. (Confira aqui um case da Press que traz o uso do release multimídia para a divulgação do Centro de Nefrologia do Hospital Evangélico).
Áudio Release
O áudio com a gravação de uma fala do presidente da empresa que está divulgando ou mesmo de um “personagem”, depoimentos de usuários ou personalidades também são recursos importantes, que podem ser usados no vídeo ou separadamente.
Nesse caso, o áudio release é uma estratégia muito útil na hora de divulgar sua pauta para o rádio e até mesmo para os veículos que estão na internet, em forma de podcasts – esse recurso de compartilhamento de áudio é muito conhecido, de fácil acesso e muito usado no meio digital. Aqui também vale a máxima da alta qualidade técnica, de uma fonte que tenha uma boa voz e dicção inteligível e cuidados com a relevância da informação.
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