Co-marketing: por que investir?
Nova forma de marketing de conteúdo reduz custos e provoca o dobro de impacto
Unir forças para atingir os resultados desejados. Para atingir seus objetivos as corporações podem lançar mão de estratégias já usadas por quem faz marketing digital.
Você pode investir em produção de conteúdo de qualidade e atrativo para o seu público, usando as redes sociais, um blog e o email marketing para divulga-lo. Mas não para por aqui.
Muitos blogs – de empresas ou pessoais – já contam há algum tempo com o co-marketing. Não sabe o que é? A gente te conta.
Co-marketing
O co-marketing é uma estratégia de marketing onde o compartilhamento é o objetivo, onde duas empresas fazem um acordo para produção exclusiva e relevante para cada uma. Depois cada conteúdo será divulgado no respectivo site, levando a assinatura da empresa que está cooperando.
Como funciona
Essa proposta deve ser feita a uma empresa que não seja um concorrente direto, mas que tenha o mesmo público-alvo. O melhor é que o produto ou serviço seja complementar ao seu.
Na realidade essa é uma tática antiga. É comum vermos, por exemplo, parcerias entre bares e marcas de bebida, e entre companhias aéreas e locadoras de veículos. A novidade está no meio digital, quando essa colaboração assume a forma de uma peça de conteúdo.
Exemplo
Vamos supor que um cozinheiro possua uma estratégia de marketing bem definida. Ele escreve em seu blog várias dicas de gastronomia e também produz vídeos em que ensina suas receitas. Para manter o público fiel ele promove seu conteúdo com frequência nas redes sociais e coleta emails em seu portal.
Determinado dia ele passa a utilizar produtos de uma loja de sua cidade que vende utensílios de cozinha. Surpreendido com a qualidade do material ele oferece uma parceria com a marca. Ele filma um novo vídeo com os produtos da empresa e no final do vídeo, além de colocar seus dados de contato, ele convida alguém da empresa para falar sobre o diferencial de seus produtos.
A promoção do vídeo é feita nos canais de vídeos de ambos, que também enviam e-mails para seus contatos contando da novidade. Pronto, o cozinheiro conquista uma nova audiência graças e assa nova parceria.
Três principais razões para investir no co-marketing
1. Conquista de novo público
Se ambas as empresas têm uma lista de emails de clientes, elas podem utilizar seus contatos para introduzir a marca do parceiro. Este tipo de campanha ajuda a crescer sua rede de networking e dobra o alcance da sua campanha. Se a empresa parceira tiver fãs, será uma oportunidade de conquistar um público fiel.
2. Aumento da credibilidade
O fato de outra empresa de confiança topar trabalhar junto com a sua, só aumentará sua credibilidade. Além do aumento da divulgação da marca, há um ganho em aprendizado com a parceria. Aproveite para entender como outras organizações atuam.
3. Redução de custo e o dobro de impacto promocional
O co-marketing permite que sua marca tenha acesso imediato a um novo público, pois essa parceira acaba por compartilhar sua rede de clientes. Além disso, a campanha permite economia de tempo, uma vez que é incalculável o tempo que levaria para conquistar essa quantidade de pessoas organicamente.
Escolha o melhor parceiro
Estude se o público da outra empresa poderá de fato ser atraído pela sua marca e se tornará um cliente. Ambos devem ter interesse em conquistar a mesma persona. Analise se eles produzem um conteúdo de qualidade. É preciso que o parceiro em potencial seja visto como referência no mercado e tenha uma boa reputação, pois uma marca será associada à outra.
Lembre-se que uma boa escolha poderá lhe trazer prestígio e atrair uma enorme público!
Planeje com antecedência
A dificuldade de articular uma ação de marketing entre pessoas distantes pode atrasar um projeto. Cada empresa vai ter sua própria demanda e prioridades, além de um método de trabalho.
Formatos de conteúdo de co-marketing
São muito os conteúdos que podem ser produzidor por meio de co-marketing. Alguns exigem mais recursos, mas todos tem alto retorno de investimento. Conheça as principais maneiras e veja qual irá se encaixar melhor com o perfil da sua empresa.
Post de Blog
Duas empresas podem co-escrever um artigo para o blog corporativo. É uma estratégia semelhante à de guest posts (artigos escritos por convidados), mas com um acordo de promoção em que cada empresa deve contribuir para impulsionar o conteúdo em seus canais próprios.
Ebook
Escrever um e-book em parceria é mais complicado do que escrever um artigo. Exige tempo, ambas as partes precisam colaborar com a produção, revisão, design e aprovação. No entanto, o retorno pode ser mais rentável. A vida útil de um e-book é maior que a de um artigo. Com este material rico, ambas as empresas podem gerar leads solicitando dados dos leitores para liberar o download em suas landing pages.
Infográfico
Se o conteúdo a ser compartilhado pode ficar legal em um infográfico, vale a pena investir. O conteúdo visual ajuda a cativar os leitores. Se um dos parceiros tiver maior habilidade de design, vale apena dividir as tarefas, um time faz o levantamento de dados e o outro se responsabiliza pela apresentação final.
Vídeos
Vídeos já são os recursos preferidos dos internautas. Não é à toa que o Youtube já é o segundo site com maior número de buscas, perdendo apenas para o Google. Produzir um vídeo juntamente com um parceiro é uma estratégia excelente, que poderá entregar algo mais completo e interessante. Ambos deverão ser postados nos respectivos canais de plataformas de vídeo de cada uma das empresa.
Webinar
Webinar é uma apresentação sobre um tema, com especialistas de duas áreas diferentes que poderão sanar todos os tipos de dúvida dos ouvintes. Esta é uma das formas mais atraentes para se conquistar um novo lead, já que traz o formato vídeo aliado à uma espécie de palestra ou minicurso online.
Conte com a ajuda de uma agência
Se você já possui uma empresa interessada em uma parceira, mas ambas não tem experiência em campanhas de co-marketing, o ideal é buscar ajuda de profissionais. Contrate uma agência para gerenciar o projeto, garantindo que haja retorno no investimento. Especialistas saberão desenvolver o projeto ideal de acordo com o perfil de cada empresa, executar o passo-a-passo da ação e utilizar técnicas para mensurar os resultados.
Quer realizar uma campanha de co-marketing? Fale com a gente!