BuzzFeed: o poder do conteúdo viral

A maior sensação da internet surgiu ao descobrir a fórmula do conteúdo viral na web e se tornou um império ao monetizar suas publicações.

Buzzfeed-o-poder-do-viral

Diversos veículos de comunicação no mundo inteiro estão sofrendo crises financeiras, jornais e revistas estão fechando as portas e até mesmo os maiores do setor estão demitindo em massa. Mas há um veículo em especial que não para de crescer: é o BuzzFeed, um dos maiores sucessos da internet.

A história do BuzzFeed

Fundado em 2006 pelo empresário Jonah Peretti, a empresa já possui edições locais em 12 países.  Em 2014 foi avaliada em 850 milhões, mas já há quem diga que atualmente a empresa vale R$ 1.5 bilhões.

A proposta inicial do site era listar as publicações virais, aquelas que se disseminam rapidamente pela internet. Mas em 2008 a direção mudou e a empresa passou a focar em criar o seu próprio conteúdo. “Entendemos que tipo de conteúdo as pessoas gostavam de passar adiante e decidimos nos concentrar nisso.” Contou à Exame PME, Scott Lamb, vice-presidente da área internacional.

BuzzFeed e a fórmula do viral

Ainda que você jamais tenha entrado no portal do BuzzFeed, certamente já se deparou com suas publicações. O site produz listas feitas em tópicos com muito humor, imagens e gifs. Para atrair o interesse apostam em títulos impactantes e curiosos como “48 momentos dramáticos que todo mundo já passou na cozinha” e “21 truques espertos para fazer as malas que vão deixar sua viagem muito mais fácil”.

 Este modelo caiu facilmente no gosto de pessoas jovens e antenadas, tornando-se aquele tipo de conteúdo preferido para dividir com os amigos e se distrair no tempo livre. Assim, o site conquistou mais de 150 milhões de visitantes por mês. Boa parte vem das mídias sociais, como Facebook, Twitter e Snapchat, que atualmente são responsáveis por 75% da audiência total.

Monetizando o conteúdo

É claro que os anunciantes impressionados com esse alcance resolveram apostar no BuzzFeed para atingir este público. Boa parte o dinheiro arrecadado vem das publicações pagas, o site mantém uma equipe de pessoas dedicadas a criar campanhas sob encomenda. O formato é idêntico ao do material publicado no site. O post “12 trancos que a vida nos dá diariamente” que foi patrocinado pela marca Nissan, é um bom exemplo.

Outras empresas como Coca-Cola e C&A pagam ao BuzzFeed para criar listas e testes, incrementando sua estratégia de marketing online. O que diferencia esses posts do conteúdo especializado é um selo indicando que o post foi pago.

BuzzFeed investe em jornalismo

Contudo, a ambição de Jonah Peretti vai muito além de virais com listas e gifs engraçados. Ele deseja tornar o o site referência em jornalismo. Assim foi criado o BuzzFeed News, que na edição norte-americana já conta com um núcleo de reportagens investigativas, liderado por Mark Schoofs, jornalista vencedor do Prêmio Pulitzer.

Há poucos meses o BuzzFeed Brasil anunciou a contratação de sua equipe. O editor chefe é Graciliano Rocha, que possui 20 anos de experiência como repórter especial da Folha de São Paulo. Recentemente ele teve participação importante na cobertura jornalística de assuntos como a Operação Lava Jato e do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Para Ben Smith, editor-chefe do site, “a adição de Graciliano na nossa equipe em São Paulo é um passo muito emocionante para nós, para que possamos expandir o BuzzFeed News também para o BrasilSabemos que nosso público no Brasil está preparado e aguardando para ler reportagens no nosso estilo, então estamos satisfeitos em agregar o conhecimento de Graciliano sobre os principais assuntos do país ao nosso arsenal

Ao que tudo indica o BuzzFeed pode se tornar a primeira empresa a entender como tornar o jornalismo tradicional rentável em tempos de mídias digitais. Vamos acompanhar.

Marketing-viral

CTA_O_que_você_está_esquecendo