Comunicação para companhias de capital aberto

A comunicação para empresas S.A é uma exigência cobrada pelo seu órgão regulador, a CVM

Empresas na bolsa de valores exigem comunicação

Empresas na bolsa de valores exigem comunicação

Uma matéria publicada no jornal Diário do Comércio, do dia 23 de julho, chamou atenção para a importância da comunicação empresarial. Com o título “Companhia listada em bolsa sai na frente” (leia na íntegra), o texto aborda que as empresas listadas em bolsa de valores são mais atrativas para investidores. A avaliação é do vice-presidente da New York Exchange (Nyse) – Bolsa de Valores de Nova York, Alex Ibrahim, feita no dia 22, durante evento promovido pelo Instituto Mineiro de Mercado de Capitais (IMMC), em Belo Horizonte.

Para o executivo, a vantagem é causada devido à liquidez dessas empresas, que praticam a governança corporativa e a transparência contábil e financeira. Além disso, a visibilidade delas possibilita fusões e aquisições. Fatos que comprovam a necessidade e as vantagens competitivas das empresas que tem uma boa comunicação empresarial. A exigência para serem listadas em bolsa tem critérios que garantem uma triagem, como governança, controle financeiro e contábil confiáveis, preparo e treinamento de recursos humanos, comunicação e transparência entre outros.

O papel da comunicação empresarial

Para se garantir essa transparência e governança, que são características que chamam a atenção dos investidores, o trabalho da comunicação empresarial e da área de Relação com Investidores (RI) são fundamentais. Segundo o guia lançado em 2007 pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, “a disseminação da cultura de empresa de capital aberto entre os diversos níveis de público interno é reconhecida internacionalmente como a base da pirâmide para o sucesso no mercado de capitais, uma vez que direciona o comportamento de todos no que diz respeito ao ambiente corporativo, ajudando a fixar os conceitos de empresa ética, responsável e transparente”.

O guia ainda destaca o conceito e importância de uma companhia aberta, de acordo com os seguintes tópicos, que reforçam a importância da comunicação empresarial:

Decisão consciente – A partir do momento em que a companhia decide abrir seu capital e passa a ter centenas (ou milhares) de novos sócios, passa a ser mandatórios uma boa comunicação e relacionamento com o mercado, ter consistência no envio de informações e níveis mais avançados de abertura de informações, que permitirão aos investidores ou potenciais investidores tomarem decisões fundamentadas nas informações prestadas.

Programas efetivos – Para disseminar essa cultura é importante adotar programas realistas e bem direcionados de educação, comunicação e treinamento interno a todos os funcionários. A grade curricular precisa conter informações sobre a regulamentação do mercado no Brasil, direitos e deveres dos acionistas e dos administradores, diferenças de tratamento na regulamentação para acionistas controladores e minoritários, composição acionária, normas para divulgação de resultados e comunicação de informações à imprensa etc. Os cursos ministrados dentro das empresas (in company) são um exemplo de como agilizar esse tipo de programa, mas precisam ser ministrados por especialistas reconhecidos pelo mercado.

Valor da governança – A cultura de companhia aberta implica obrigatoriamente a comunicação das boas práticas de governança corporativa adotadas pela empresa, assim como a explicação didática de seu impacto, utilizando todas as ferramentas de comunicação interna disponíveis. Respeito ao investidor e ao mercado são os conceitos que estão relacionados a essa ideia e devem ser disseminados junto ao público interno. O objetivo é estabelecer a noção de que a boa governança alinha o interesse de todos os públicos e fortalece a percepção positiva da companhia junto ao mercado. Para isso a empresa deve lançar mão das estratégias e praticas de comunicação interna e comunicação externa.

Seguindo essas orientações, essas empresas devem ter o cuidado que o mercado exige, por isso, podemos perceber que em todos os momentos a comunicação empresarial se faz necessária e imprescindível. Para elas, são fundamentais os trabalhos de Análise e Planejamento, Relações com a Imprensa (assessoria de imprensa), Gestão de Crise, Media Training, Produções Editoriais (criação de jornais para a comunicação interna e externa – comunidade), comunicação interna (cartilhas e campanhas), Comunicação em Sustentabilidade (produção de relatórios e ações com comunidade), Publicidade Institucional, entre outros.

CVM

O trabalho com empresas de capital aberto deve ser ainda mais cauteloso. Além dos preceitos éticos que já regulamenta a profissão, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é o órgão que regula o mercado de ações no país. O trabalho de comunicação empresarial deve se guiar pelas regras da CVM e seguir as suas orientações para a divulgação de informações e comunicados sobre o mercado. Leia mais em www.cvm.gov.br.

Letícia Espíndola

Jornalista e

coordenadora de Núcleos da Press Comunicação

 

Fonte: http://guiari.mediagroup.com.br/Atividade-de-Relacoes-com-Investidores/Disseminacao-da-Cultura-de-Capital.aspx