Crise de imagem empresarial: é possível prever?
A definição de crise de imagem para Roberto de Castro Neves é uma “situação que surge quando algo é feito ou deixado de fazer pela organização (…)e poderá afetar interesses de públicos relacionados à empresa e o acontecimento tem repercussão negativa junto à opinião pública”. Para João José Forni “crise de comunicação é qualquer evento negativo que escape ao controle da empresa e torne publico, a partir do interesse da mídia pelo assunto”. Ele adiciona ao conceito um fato essencial para definição de crise: o interesse da imprensa e a publicização.
Os dois autores concordam que qualquer empresa esta sujeita a crise, independente do seu tamanho , motivação e intensidade e que por isso mesmo devem se preparar para administrá-la.
Mas afinal, é possível prever uma crise ?
Sim e não! Sim, é possível prever por meio de algumas ações essenciais que citaremos abaixo e não quando acontecem acidentes e situações alheias ao controle da empresa.
Crises não escolhem hora para acontecer, então a questão principal é: você como gestor de comunicação pode trabalhar para antecipar problemas que possam gerar a crise de imagem e deixar pré-organizado a forma de como a empresa deverá lidar com eles na hora H.
Crises de imagem: 5 principais passos para preparar a empresa
- Mapeie os principais riscos de problemas do negócio de sua empresa – riscos de acidentes trabalhistas, riscos de acidentes ambientais, riscos de reclamações de clientes, riscos de demissões em massa, assedio sexual e moral, envolvimento em corrupção, entre outros;
- Para cada risco , deixe uma nota para imprensa pronta;
- Crie uma Política de Comunicação de Crise considerando a formação de um Comitê de Crise, quem deve ser porta-voz para cada situação já mapeada anteriormente, listar os telefones destes executivos, preparar uma sala na empresa para um encontro de urgência;
- Contrate um Media Training para os principais porta-vozes e os executivos de cada área mapeada. Este treinamento é essencial e trará segurança para eles se posicionarem e entenderem a dinâmica da imprensa;
- Mantenha um bom relacionamento com a imprensa e com os stakeholders. É muito importante ter um estofo de reputação, para contar com a boa vontade da opinião pública na hora que a crise acontece. Ou no mínimo para obter o benefício da dúvida.
Não espere a crise acontecer para pensar nela, o estrago será muito maior e danificará a imagem e a reputação da empresa de uma forma profunda. Pegará todos de surpresa e haverá uma desorientação geral, um bate cabeças sobre a melhor decisão a ser tomada. O caos se instala em questões de minutos dentro da empresa. Pode acreditar, a Press Comunicação é muito experiente em gestão de crises, é melhor preparar a empresa , antes que aconteça!