A comunicação e o Brasil respiram Copa do Mundo
Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil até meados do mês de julho, quando se encerra a Copa do Mundo da FIFA 2014. De acordo com o Ministério do Esporte, os benefícios econômicos diretos da Copa para o Brasil são a geração de R$ 9,4 bilhões em turismo, R$ 16,8 bilhões em arrecadação de tributos, além de 380 mil empregos temporários e 330 mil permanentes.
Estrangeiros estão lotando as cidades sede, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, entre outras, e para receber bem os visitantes e garantir melhores negócios em torno desse evento, a comunicação é uma importante ferramenta. Seja no diálogo entre as pessoas, nas placas de sinalização ou em cardápios de bares e restaurantes.
São várias situações que a comunicação se faz presente e merece uma dedicação especial. E a Press Comunicação pode contribuir com as empresas, em eventos de grande porte como uma Copa do Mundo, desde a assessoria de imprensa, divulgando o trabalho da organização fazendo um gancho com o mundial, em campanhas internas, publicidade, entre outras ações. Um exemplo é a campanha da Imunológica Vacinas Humanas, com o mote “Curta a Copa sem gripe”. A agência criou um busdoor para divulgar as vacinas contra a gripe, oferecidas pela clínica, e fez referência à competição.
Gol da comunicação
Em Belo Horizonte, outra iniciativa da comunicação, adotada pelos jornais diários, foi com a produção de cadernos em outras línguas. É o caso do Hoje em Dia, que em algumas edições, como a do dia 16 de junho, colocou um caderno em espanhol para falar da vitória da Argentina contra a Bósnia, facilitando a leitura dos torcedores que estão em BH. Esse é o resultado de um trabalho de comunicação, voltado aos turistas que prometem investir na capital mineira durante os jogos.
Precisamos nos atentar que a Copa do Mundo é um evento importante para qualquer país e o Brasil está tendo a oportunidade de ser visto. Com um trabalho bem feito, teremos a vantagem de ser comparados a outros países que já receberam esse evento grandioso. De acordo com o Ministério do Esporte, a Copa fortalecerá a imagem do Brasil como a de um país alegre e receptivo e seremos considerados um país de competência, organizados e desenvolvidos, tendo futuramente vantagens competitivas. Outro ponto a favor é a divulgação de atrações turísticas regionais e a do turismo interno que chamará ainda mais a atenção dos turistas. Com isso, daremos um salto de qualidade nos serviços direcionados ao setor de turismo. Para que tudo isso dê certo, é importante um diferencial na comunicação.