O Briefing é o início de uma parceria assertiva e duradoura
Comunicação digital e relações com a imprensa: o sucesso começa com um bom briefing
Muita gente acredita que o briefing é uma pratica, um instrumento só da publicidade, porém todo trabalho de comunicação corporativa, inclusive para a comunicação digital e assessoria de imprensa começa com um bom briefing.
Dito isso, acreditamos que nunca é demais relembrarmos o conceito. Ao pé da letra: Brief (eng) = Dossiê. O briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, documento, sendo muito utilizadas em todos os campos da comunicação como a Relações Públicas, Assessoria de imprensa, Design , Publicidade e agora na comunicação digital .
Portanto, quando a agência de comunicação corporativa conquista uma nova conta, a primeira coisa que se faz é uma reunião de briefing; bom até aqui nada de novo!
Mas como deve ser este briefing ?
Bem, existem vários modelos e tudo vai depender do tipo de empresa, dos objetivos do cliente, das ferramentas que serão utilizadas, e da demanda apresentada, isso só para começar.
Tentando jogar luz a estas questões resolvemos contar um pouco da nossa reunião de briefing, que aconteceu hoje, quando iniciamos o atendimento à Esthétic Care , uma conceituada clínica de Cirurgia Plástica, Estética e Laser que estás sob a coordenação do cirurgião plástico Dr. Jorge Menezes. “Utilizando métodos e equipamentos modernos e confiáveis, a Esthetic Care oferece cirurgias plásticas estéticas e reparadoras e tratamentos estéticos que maximizam os resultados na busca pela melhora do corpo e saúde.” explica o médico.
Nossa missão nesta nova conta é gerir a comunicação com a imprensa e nas redes socias. Assim, na reunião de briefing com um grupo de profissionais da Press , auscultamos as percepções, desejos e experiências anteriores do cliente. Mais do que seguir um roteiro de perguntas, o importante é ouvir, ouvir com a cabeça e o coração abertos para compreender. No entanto, como em qualquer relação é ilusão pensar que em apenas um encontro conseguimos captar , traduzir e entender o outro.
Assim , saímos da Clinica Esthetic Care com a certeza de que temos um material muito bom, com diretrizes inspiradoras , mas inicial, que servirá para produzirmos um planejamento de ações de comunicação utilizando como instrumentos a assessoria de imprensa e comunicação digital de forma convergente.
Na próxima reunião de apresentação deste planejamento, a partir da análise e contribuição do Dr Jorge e sua equipe passaremos por mais um exercício de entendimento das demandas do cliente.
Desta forma, acreditando que um briefing não se encerra em um único encontro, daremos mais um passo na construção de uma relação proveitosa e mais assertiva entre a Press e seu novo cliente.
Alguns dados do Briefing inicial
A Esthetic Care é uma conceituada clínica de Cirurgia Plástica, Estética e Laser que surgiu do compromisso de oferecer a homens e mulheres cuidados que envolvem a saúde, beleza e bem-estar. Sob a coordenação do cirurgião plástico Menezes, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados e competentes, que oferece a seus clientes atendimento de qualidade, conforto e tratamentos diferenciados.
Utilizando métodos e equipamentos modernos e confiáveis, a Esthetic Care oferece cirurgias plásticas estéticas e reparadoras e tratamentos estéticos que maximizam os resultados na busca pela melhora do corpo e saúde.
Dr. Jorge Antônio de Menezes – CRM – MG 19854
É regente do Centro de Formação e Treinamento em Cirurgia Plástica do Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte/MG, onde exerce Cirurgia Plástica restauradora em pacientes politraumatizados, grandes queimados, acidentados e sequelados. Membro do Conselho Fiscal da UNIMED-BH no período de março 2010 a março 2011 e do Conselho Social da UNIMED-BH (2008 a 2011).
Diretor Nacional do Departamento de Defesa Profissional (DEPRO) de julho/2011 a dezembro de 2012.
Membro da Associação de Ex-alunos do professor Ivo Pitanguy (AExPI), desde outubro de 2012.