Vídeo marketing: principal tendência para 2018

Vídeo marketing em 2018 . Se há uma década carregar um vídeo era difícil, para muitas pessoas, hoje em dia a internet é quase uma segunda televisão. Boa parte dessa mudança de costumes se deve ao sucesso estrondoso do Youtube, que informou que o consumo de vídeo aumenta 100% a cada ano.

Alguns especialistas afirmaram que os vídeos seriam responsáveis por 69% do tráfego total da internet, em 2017, e por 79%, em 2018. Os vídeos estão presentes em websites, anúncios e, claro, nas redes sociais, a principal fonte do marketing atual.

A mídia audiovisual é uma realidade que vem se consolidando com estratégia fundamental de comunicação digital. Portanto, se a sua empresa ainda não investe nessa estratégia, você corre o risco de estar ficando para trás.

O grande diferencial pode estar justamente em acompanhar as melhores técnicas e possibilidades para alcançar um diálogo de sucesso com o público. Por isso, elencamos as maiores tendências do vídeo marketing para este ano.

  1. Vídeo marketing : Transmissão ao vivo

A transmissão ao vivo é uma tendência forte não só no marketing como no jornalismo e no entretenimento. Esse tipo de transmissão instantânea, também conhecida como “lives”, é uma das formas que mais geram engajamento.  As pessoas podem comentar o que veem ao vivo, enquanto quem transmite pode tirar dúvidas ou conversar com fãs, por exemplo. Manter a frequência de transmissões em redes, como Facebook e Instagram, aumenta rapidamente o número de seguidores, que se sentem conectados com a marca ou com o dono da página, e acabam se tornando fãs.

  1. Vídeo de apresentação

Invista em wallpaper em vídeo ou produção de vídeos de apresentação da sua empresa. Essa é uma das formas para tornar o seu site mais moderno e atrativo. Você pode colocá-los na seção institucional do site ou até mesmo na página inicial.

  1. Vídeos de produtos e/ou serviços

Muitos produtos à venda na internet não são comprados por conta do receio do consumidor de que não seja exatamente o que ele espera. Todos sabem que fotos podem iludir. Portanto, invista em vídeos que apresentam seu produto, como ele veste ou como funciona. Isso, com certeza, o ajudará a vender mais.

  1. Videos: publique em mídias sociais 

Na comunicação digital é fundamental se destacar nos mecanismos de buscas, especialmente o Google. As pessoas costumam clicar somente nos três primeiros resultados dos sites de buscas. Portanto, estar no topo da pesquisa pode ser o segredo do sucesso de seu site.

Os vídeos podem ser indexados em resultados de pesquisas, assim como os textos, e como estão cada vez mais populares podem trazer bons ranqueamentos de página. Portanto, publique vídeos no seu site e em todas as mídias sociais.

A utilização de palavras-chave no título e nas tags, por exemplo, são bons recursos para a otimização em motores de busca, assim como o tráfego total da página à qual está inserido, dois dos principais fatores para posicionamento.

No caso da maior plataforma de buscas do mundo, o Google, há ainda outros fatores interessantes influenciando os resultados. Quando você utiliza ferramentas vinculadas a ela, como o YouTube e o Google+, as chances de se posicionar à frente da concorrência é ainda maior.

5 vídeos de tutorias

Seu site vende produtos de cozinha? Faça pequenos vídeos com dicas de culinária. Sua empresa trabalha com jardinagem, faça um tutorial de como plantar uma horta em casa. Tutoriais, sejam de maquiagem ou videogames, são um grande atrativo para os usuários e atraem fãs que se tornam cada vez mais fieis a sua empresa.

 

Assessoria de imprensa digital: vai além dos métodos tradicionais

Assessoria de Imprensa digital é tendência

Assessoria de imprensa compreende um conjunto de estratégias com o objetivo de explorar canais de comunicação entre empresa e a mídia. Existem várias boas agências no mercado que conquistam matérias nos principais veículos do país para os clientes, mas poucas sabem aproveitar as oportunidades oferecidas pela internet. No atual mercado, os profissionais que não entenderem de ferramentas de comunicação digital no trabalho de assessoria de imprensa não devem sobreviver.

Assessoria de imprensa digital

O principal erro das agências de assessoria de imprensa é utilizar somente os veículos tradicionais. Simplesmente ajudando o cliente a emplacar nas versões online de veículos impressos. Porém, muitas empresas possuem um público muito específico e precisam de destaque em blogs de nicho.

Por exemplo: é muito mais interessante para uma empresa de tecnologia ter um review de um produto ou serviço em site especializado do que aparecer no horário nobre de um jornal. A principal diferença das mídias online é a capacidade de segmentar-se. Uma eficiente assessoria de imprensa digital deve saber enviar a mensagem adequada para o veiculo certo.

O diferencial da internet é a interatividade e o seu potencial cliente pode, instantaneamente,

saber mais sobre sua empresa, já o mesmo não ocorre com jornais, revistas e televisão.

Essa vantagem ajuda o usuário a conhecer melhor sua empresa, gerar leads, solicitar orçamento e até mesmo já fazer uma compra. Por isso, é fundamental o investimento em comunicação digital e procurar conhecer blogs, sites e influenciadores para o público de cada cliente. O assessor deve procurar desenvolver uma relação com o profissional mais respeitado pelo público-alvo das empresas que representa.

Assessoria de Imprensa nas redes sociais

Isso faz com que a presença do assessor nas principais mídias online, como Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat sejam indispensáveis. É por meio dessas redes sociais que ele entrará em contato com quem é autoridade no meio digital. Esse processo de conquista deve ser feito com comentários,

troca de ideias, curtidas, compartilhamentos para que, aos poucos, as pessoas falem de seu cliente .

Comunicação digital ajuda médicos a atrair pacientes. Veja como

Investir em marketing digital é ético e atrai mais clientes

Investir em comunicação digital é ético e atrai mais clientes

A comunicação digital pode ser usado por clinicas, médicos e hospitais

A área de medicina, considerando hospitais, clínicas, consultórios e médicos, já algum tempo percebeu a importância da comunicação e agora precisa conhecer a comunicação  digital. O estopim desta mudança de paradigma, afinal antigamente não “pegava bem” divulgar a área médica, foi a explosão da internet. A grande maioria das pessoas usam, cada vez mais, os meios digitais para buscar informações sobre doenças, remédios, médicos, dicas de saúde, hospitais, clínicas, laboratórios, exames, etc.

Dessa forma, se você não estiver nas mídias digitais, estará fora da lista de opções das pessoas, afinal “Quem não é visto não é lembrado”. Parece simples, mas na verdade não é. Exatamente pela importância que a comunicação digital por meio da internet tomou na nossa vida, a oferta de informações se agigantou, a maioria esmagadora das empresas estão lá!

Assim você deve estar pensando: Mas eu já tenho meu site, tenho até facebook?! Alguns, mais ágeis já tem Instagram, a rede social que mais tem informações sobre saúde, vida saudável, bem estar, estética, etc. Ok, parabéns esta etapa você já venceu.

Mas aí surge outro desafio: Como ser achado antes dos seus concorrentes? Como se destacar no meio de tanta informação?

Calma, tem jeito para tudo! E nos estamos aqui para te ajudar!

Existem algumas ferramentas da comunicação digital que ajudam a destacar as pessoas e seus negócios na internet. Vamos te falar de uma em especial e em nossa opinião a mais completa: Inbound marketing, que em tradução livre podemos dizer que o marketing dentro da internet. Ele utiliza e potencializa todas as demais ferramentas como site, blog, as redes sociais , SEO, Google e Facebook Ads, que são os mecanismos de anúncios digitais. Como ele funciona? Toda a sua metodologia é voltada para atrair as pessoas por meio de conteúdos relevantes e úteis. Só que o processo não para aí , como nas redes sócias por exemplo. A partir da atração ele possibilita o reconhecimento e cadastramento de quem te visita no site e redes, te permite se relacionar com essas pessoas (agora chamadas de lead) e converte-las em novos pacientes, usuários dos seus serviços. Além de se transformarem em defensores da marca e reputação do seu negócio.

A comunicação digital funciona para a área médica?

Sim, porque mais do que outras atividades esta área é movida pela indicação e recomendação. Os pacientes procuram por médicos, clínicas e hospitais que tenham uma boa reputação, que sejam bem indicados e muito conhecidos. Mesmo consultando as listas dos seus planos de saúde, os pacientes e usurários dão preferência àqueles que já ouviram falar.

Como você pode usar Inbound Marketing ? Parto do pressuposto que você já tem um site e pelo menos uma rede social (facebook). Sendo assim seguem os 6 passos para você começar o Inbound marketing .

1) Crie um blog

Todo o Inbound parte de conteúdos relevantes, lembra? Então, a primeira coisa é fazer um blog e começar a postar textos no mínimo semanais, de acordo com sua especialidade ou negócio de saúde. Eles devem ser úteis, com uma linguagem simples e direta que deverá responder “as dores” do leitor. Lembre-se de colocar imagens e fotos que não só tenham qualidade técnica mais também significados que façam convergência com o seu texto.

2) Crie um formulário de cadastramento

Todo texto postado deve ter um formulário ao final para que o leitor deixe os seus contatos. É a partir daí que você começa a ter leads (lembra?) e poderá se relacionar com eles. Peça apenas as informações estritamente necessárias, ninguém gosta de dar seu telefone por exemplo. Minha sugestão é o nome completo, e-mail e empresa, se for o caso.

3) Crie E-Books

Crie e-books – são livros eletrônicos que possuem entre 15 a 30 páginas e que disponibilizam informações, sobre determinado tema. Normalmente deve ser feito de acordo com a especialidade do médico ou das especialidades de um hospital, com linguagem simples e atraente assim como nos textos para o blog, devem “tocar” as questões dos pacientes e leitores. Ele deve ser diagramação e layoutado como qualquer livro. Feito isso você deve disponibiliza-lo no blog, gratuitamente, desde que o usurário deixe seu cadastro. Existem diversos outros materiais como seminários digitais (Webinars) , vídeos, whitepaper , etc. Tudo vai depender de sua disponibilidade de tempo e recursos para a sua produção.

4) E-mail marketing

Agora, neste ponto, você já tem o e-mail dos seus possíveis pacientes, portanto é hora de se relacionar com eles para em seguida convertê-los em seus pacientes. A melhor forma para isso é fazer um e-mail marketing, dizendo que você viu que ele abriu o seu texto e ou e-book e perguntar se ele gostou se ficou alguma dúvida. Pode também oferecer mais um texto através de links que levarão para o seu blog novamente. Este relacionamento vai até o momento que ele – o lead- se tronar seu paciente. E ainda que isso não aconteça você terá um “advogado” que te recomendará e defenderá como um grande profissional.

5) Fortaleça suas redes sociais

O Facebook, hoje a maior e mais usada rede social é um grande aliado do Inbound Marketing . Por meio del você pode postar os links para seu blog, compartilhar e ser compartilhado , aumentar sua base de leads e se tornar mais conhecido. Que fique claro que as redes sociais não tem a função de vender. Elas geram visibilidade, atraem pacientes, são termômetro para a avaliação de aceitação de seus textos e posts. E por possibilitar uma interação é uma ferramenta de relacionamento ótima que te permite agradecer a preferência, fazer elogios, responder as críticas, entre outras coisas.

6) O pulo do gato

Já existem no mercado softwares que automatizam o processo de Inbound como o RD Station e Hub Spot que vão te ajudar imensamente em cada etapa. E se ainda assim você achar que sua vida super corrida de médico não lhe dá tempo de escrever e nem gerir tudo isso contrate a Press Comunicação.

Conheça os nossos clientes, entre eles, vários da área de saúde. Como pode ver, experiência não nos falta para te atender!

 

CTA_Consultoria Gratuita

 

O poder dos Influenciadores digitais

Referência para toda uma geração, eles são capazes de alavancar o sucesso de uma campanha

poder-influenciadores-digitais

Antigamente apenas um seleto grupo de artistas e jornalistas ditava a moda e era considerado formador de opinião. “Escolhidas” pela grande mídia, por meio de jornais, rádio, televisão e cinema, essas pessoas determinavam o que era tendência. Mas a realidade mudou e hoje pessoas aparentemente comuns ajudam a influenciar milhares de outras através da internet. São os influenciadores digitais.

A popularização da internet deu voz a qualquer um que saiba usar as plataformas disponíveis, e alguns acabam se tornando celebridades da web. Eles se destacam pela produção de conteúdo relevante para redes como o Instagram, o YouTube, blogs e o Snapchat, atingindo um número gigantesco de pessoas rapidamente. Essa popularidade pode ajudar na estratégia de marketing de uma empresa, sendo capaz de alavancar o sucesso de uma marca.

Como reconhecer os influenciadores digitais

Para reconhecer influenciadores digitais é preciso analisar seu comprometimento, se o conteúdo é de qualidade, se existe frequência na publicação e o impacto que as postagens possuem. Eles não têm um perfil pré-determinado, fazem parte de diferentes grupos, não importando o poder aquisitivo, a etnia ou a localização. Não estão apenas no eixo Rio-SP e produzem conteúdo a partir dos rincões mais distantes dos centros econômicos e culturais.

Outra característica é o público-alvo. Em sua grande maioria eles atendem uma audiência específica – construída a partir da afinidade entre os gostos e hábitos – e sabe a melhor linguagem para se comunicar com ela.

O que determina os influenciadores digitais não é exatamente a quantidade de seguidores que eles têm, mas se eles são reconhecidos pelo trabalho que fazem, pelo poder de influência que tem. Números de curtidas em páginas do Facebook podem ser comprados, números de pageviews do blog ou de qualquer outra plataforma podem ser fabricados.

Observe o engajamento das comunidades dos influenciadores.  Esse envolvimento dos fãs pode ser medido por meio do número e qualidade dos comentários, quantidade de compartilhamentos e marcações. Ou seja, como as pessoas interagem com os canais dele.

Por que investir nos influenciadores digitais?

Famosos da internet se tornaram uma das melhores formas para uma marca alcançar seu público-alvo. Certos influenciadores digitais podem causar tanto ou maior impacto para uma campanha quanto uma peça publicitária de 30 segundos, em horário nobre da televisão aberta. Prova disso é o resultado da pesquisa encomendada pelo governo brasileiro em 2015, que mostrou que o brasileiro já passa mais tempo navegando na internet do que consumindo outra mídia.

A Sprout Social revelou em uma pesquisa que 74% dos consumidores dependem das suas redes sociais para orientar suas decisões de compra. Por isso é necessário que sua empresa esteja preparada e orientada para o “novo” consumidor, que irá buscar informações na internet e precisa encontra-las em canais confiáveis e influentes.

Uma quantidade cada vez maior de pessoas recorre aos influenciadores digitais na hora da tomada de decisões de compra e serviços, acima de qualquer publicidade. É fundamental que uma empresa saiba usar a credibilidade e reputação de canais na internet a seu favor.

Marketing de Influência

Influenciadores adicionam valor à marca, e seu aval pode até mudar os padrões de consumo daquele grupo que os seguem. Os millenials, por exemplo, depositam mais confiança em celebridades das mídias sociais do que as demais faixas etárias. Por isso, empresas de todo mundo estão contratando influenciadores para dar uma nova cara as ações de marketing e conquistar a aprovação do público jovem.

Ao investir em marketing de influência, o diferencial não é investir na pessoa mais famosa, mas em quem desempenha um papel mais estratégico e influente. Além de ter um custo menor, essa estratégia gera resultados mais assertivos, uma vez que é mais fácil de atingir o público-alvo certo da marca.

O trabalho com influenciadores digitais na prática

Traçar uma estratégia com influenciadores digitais já rendeu boas parcerias e ótimos resultados para diversas empresa. A youtuber Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout, estrelou um comercial da empresa de telefonia Vivo. A sua concorrente, TIM, conseguiu o terceiro lugar no ranking mundial nos assuntos mais comentados no Twitter ao realizar uma transmissão ao vivo da blogueira Kéfera, dona do canal 5incominutos. A blogueira é tão influente que o seu canal foi o primeiro do Brasil a atingir a marca de 1 milhão de seguidores. Outro exemplo foi a ação da marca de shampoos Tresemmé, que escolheu a blogueira Camila Coelho – famosa por seus tutoriais de beleza, moda e comportamento na internet – para estrelar um comercial de TV.

Na hora de selecionar os influenciadores digitais para trabalhar o seu produto ou a sua marca, procure pessoas que tenham relevância no segmento que você procura. Alguns nomes como Juliana Goes, e Taciele Alcoela se destacam no ramo de beleza. Se o assunto for saúde e mundo fitness procure por Gabriela Pugliesi e Bella Falconi e se sua marca for do ramo da moda, invista em Luiza Ferreira ou Camila Coutinho. São inúmeros os nichos e personalidades web.

Com o sucesso dos canais e o alto número de blogueiros e youtubers que andam campanhas publicitárias, muitos atores, modelos, esportistas, músicos e até chefs de cozinha estão ampliando suas redes sociais aumentando também seu poder de influência no meio digital e garantindo a permanência no concorrido mercado publicitário.

CTA_Personas

Banner_infografico_fluxo_mkt_digital