CHAT GPT*, RH E A COMUNICAÇÃO INTERNA
Veja neste artigo 6 ideias de como o Chat GPT (IA) pode te ajudar no relacionamento com os colaboradores.
Um dos maiores desafios das áreas de gestão de pessoas e da comunicação interna é o engajamento aos propósitos da empresa.
E será que a inteligencia artificial, personificada aqui pelo Chat GPT (Generative Pre-trained Transformer), pode ajudar nesta árdua tarefa? Quais os benefícios que seu uso poderia trazer? Como fica a questão ética? O RH deve liberar o uso para os funcionários ou não? De que forma? Quais os benefícios para a empresa?
Todos esses questionamentos me lembram muito quando as redes sociais começaram a ser usadas, inicialmente pelos mais jovens e logo tomaram de assalto toda a sociedade. Nossos clientes nos perguntavam: mas porque eu tenho que ter um Facebook? Meu negócio é B2B, para que eu tenho que ter redes sociais? Isso é mais um modismo, vai passar, diziam muitos. E o tempo provou que não é bem assim, que as novas tecnologias comunicacionais vieram pra ficar e são importantes canais de interação, troca de informação, canais de venda dos seus produtos. Institucionalmente, são meios de fortalecimento da reputação e marca da empresa. Além da maioreia das empresas adotarem seus proprios perfis , levaram a ideia de redes sociais internas como meio de comunicação e interação entre os colaboradores.
E agora, chega o Chat GPT? Como tudo que é novo, alimenta a curiosidade da gente, os mitos, as dúvidas e principalmente os medos e não é diferente no mundo corporativo. Mas, vou tentar exercitar a visão de como o Chat GPT pode contribuir com comunicação interna em 6 ideias.
1. A personalização da comunicação, adaptando-se as mensagens de acordo com os estilo dos colaboradores, transformando mensagens genéricas em personalizadas que vão gerar mais engajamento e mais satisfação.
2. Eficiência e automatização de algumas tarefas repetitivas levando o colaborador às atividades mais estratégicas. Ex: organização e envio de e-mails, entre outros canais de comunicação podem ser programados pelo GPT.
3. Melhoria na colaboração entre equipes porque a ferramenta é capaz de superar barreiras linguísticas e geográficas, traduzindo instantaneamente os idiomas, garantindo que todos estejam alinhados. Integração com Plataformas Colaborativas.
4. Aprendizado e desenvolvimento mais personalizados de acordo com as características de grupo de pessoas e suas expectativas o Chat GPT pode se transformar em um mentor personalizado para cada funcionário, adaptando o material de aprendizado ao ritmo e estilo de cada um.
5. Feedbacks e acessos à informaçãoes internas 24/7; – O Chat GPT pode ajudar as líderanças a evoluir os feedbacks aos liderados. A ferramenta pode ajudar a estabelecer uma linguagem mais assertiva e de forma personalizada a partir da inclusão de dados que serão interpretados e trarão opções. infomrações úteis como questões salariais, beneficos, férias e suportes a procedimentos internos estão disponiveis de forma rápida.
6. Precisão: as ferramentas baseadas em IA podem analisar grandes quantidades de dados e ajudar os colaboradores a ter insights com precisão, reduzindo a margem de erro na tomada de decisões por parte das lideranças por exemplo.
Nesta altura vocês devem estar se perguntando: mas e os desafios ? A implementação do GPT traz a tona a discussão sobre questões éticas. Assim como foi com o uso das redes sociais, é necessário estabelecer diretrizes claras para o uso da IA, protegendo os dados dos funcionários e promovendo uma mudança cultural.
A inteligencia artificial como toda tecnologia disruptiva, pode ser usada para criar ambientes de trabalho mais interativos comunicação mais engajadora e reter talentos nas empresas.
Mas essas, são apenas as percepções iniciais dos benefíos da IA, acredito que muito ainda será apresentado a nós, pois a medida que utilizarmos a ferramenta e a subsidiarmos com mais dados e informações, ela vai evoluindo e nos fornecendo mais contribuição.
*O Chat GPT é uma tecnologia criada pela Open AI, baseada em inteligência artificial, por meio de um modelo de linguagem desenvolvido para manter uma conversa inteligente com o usuário final.
Algumas fontes de consulta: https://www.linkedin.com/pulse/future-hr-ais-impact-employee-engagement-niti-sharma-wfywc/https://www.metadados.com.br/blog/chatgpt-e-rh https://www.compleo.com.br/blog/posts/chat-gpt-na-comunicacao-interna-2
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