5 dicas para uma publicação corporativa de sucesso
Confira as dicas da Press para fazer um bom texto corporativo
Num mercado extremamente competitivo é essencial que as organizações invistam na comunicação empresarial para manter a reputação diante dos seus stakeholders. Afinal, muito mais do que mantê-los informados sobre as principais ações e conquistas da organização, a comunicação empresarial também é capaz de mobilizá-los para que os objetivos estratégicos almejados sejam alcançados.
Nesse sentido, a escolha dos canais mais adequados para os diferentes públicos da organização é função do profissional de comunicação. No entanto, além de conhecer as características deles, também é seu papel prezar para que as informações sejam transmitidas de forma objetiva, criativa e assertiva.
Por isso, quando se pensa em publicações empresariais, ou seja, canais de comunicação concebidos especialmente para que as empresas divulguem suas principais notícias, os desafios dos profissionais que atuam na área de comunicação empresarial são muitos, principalmente, no que diz respeito ao tom das mensagens.
A professora Vívian Rio Stella, da VRS Cursos e Palestras, destaca em seu artigo “Principais desafios ao redigir textos corporativos”, a dificuldade de lidar com a diversidade em publicações corporativas: “Há uma mescla de discurso corporativo, publicitário e jornalístico, que tornam a atividade de escrever um comunicado ou uma notícia muito mais complexa do que simplesmente escolher palavras e redigi-las em uma ordem lógica”.
Tenha sucesso nas publicações corporativas
Confira, a seguir, cinco dicas para escrever uma publicação corporativa de sucesso:
1) Conheça a cultura organizacional
Primeiramente, é preciso entender um pouco mais sobre a cultura da organização. Saiba, por exemplo, quem são os profissionais que fazem parte dela. Conhecendo o perfil deles, fica mais fácil acertar qual é a linguagem mais adequada para a publicação, dando um tom mais formal ou descontraído a ela;
2) Aproveite ao máximo as reuniões de pauta
Esse é o melhor momento para aprofundar quais são os objetivos de cada matéria que será veiculada na publicação. Uma reunião de pauta bem feita ajuda o profissional da comunicação a visualizar quais são as informações que deverão ser mais trabalhadas para que as finalidades das matérias sejam cumpridas;
3) Selecione temas que sejam do interesse do seu leitor
Claro que é importante trabalhar com assuntos estratégicos da empresa, mas trate isso de forma que o empregado se sinta interessado e atraído pela leitura, que ele veja importância naquele assunto, mesmo que não o atinja de forma direta no seu dia a dia.
4) Explore todas as mídias
Fotos, imagens e infográficos. A leitura de uma publicação deve ser prazerosa, por isso, é fundamental manter um visual atrativo, mas cuidado para não poluir a publicação com o uso excessivo de mídia. Tenha bom senso.
5) Humanize os textos
Trazer personagens para as matérias é uma ótima maneira de trazer mais vida a eles. Além do mais, explorar os depoimentos dos colaboradores sobre os temas trabalhados nas matérias dão mais peso e credibilidade a elas, além de ser uma forma também de valorizá-los.