Programa Cultural da Unimed-BH bate recorde de arrecadação
O Instituto Unimed-BH celebra um importante marco: um novo recorde de número de participantes e de arrecadação para o Programa Cultural. A 14ª campanha de captação de recursos, realizada no fim de 2013, contou com a participação de 3.369 patrocinadores e arrecadou R$ 8,1 milhões – montante 20% maior que em 2012.
Ao todo, serão 25 projetos apoiados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e quatro pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. “Nosso foco é, principalmente, a continuidade do apoio aos projetos, por acreditarmos que as parcerias de longo prazo são uma forma de fomentar o desenvolvimento sustentável das atividades”, afirma Cíntia Campos, gestora do Instituto Unimed-BH.
Uma novidade para este ano é a ampliação do patrocínio à Fundação Clóvis Salgado, uma das principais instituições de fomento e formação de novos talentos, além de responsável pela gerência de importantes espaços culturais como o Palácio das Artes. Com o patrocínio Master, o Instituto Unimed-BH se torna um dos mantenedores da Fundação, apoiando todas as atividades artísticas da casa. Ainda em 2014, o Circuito Unimed-BH amplia sua área de atuação para Betim: a população poderá participar de diversas atrações culturais, que devem ser realizadas na Praça Milton Campos, no município.
Os recursos arrecadados no Programa Cultural serão destinados a projetos patrocinados, que incluem contrapartidas sociais nas comunidades apoiadas pelo Instituto Unimed-BH e a programação gratuita do Circuito Unimed-BH nas praças adotadas pela Cooperativa, além de festivais gratuitos ou a preços populares para a população de Belo Horizonte, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: comunidade, ambiental, voluntariado, adoção de espaços públicos e programa cultural. Em 2013, as ações beneficiaram, diretamente, 452 mil pessoas.
Antes mesmo de criar o Instituto, a Cooperativa lançou o Programa de Incentivo à Cultura, em 2000, com a visão de que fomentar produções artísticas e culturais auxilia também na promoção da saúde. Com o amparo da Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, os médicos cooperados são estimulados a doar até 6% do Imposto de Renda devido para financiar a produção e a vinda a Belo Horizonte de peças teatrais, concertos populares e eruditos, espetáculos de dança e ópera.
Por meio da linha de ação comunidade, o Instituto Unimed-BH oferece, desde 2007, oportunidades de lazer, acesso à cultura e desenvolvimento profissional para os moradores do Aglomerado do Morro das Pedras e de comunidades da Região Leste. Em 2013, as iniciativas beneficiaram mais de 14 mil pessoas diretamente e indiretamente. Iniciado no último ano, o Coral Infantil Unimed-BH é exemplo de uma das ações bem-sucedidas. Com coordenação pedagógica do maestro Márcio Pontes e regência da professora Emanuelle Lima, o Coral é formado por cerca de 50 crianças da Escola Municipal São Rafael, região Leste de Belo Horizonte. O objetivo do projeto é proporcionar uma atividade diferenciada aos alunos, agregando não só benefícios culturais, como sociais.
O Instituto Unimed-BH realiza também o Circuito Unimed-BH, um ciclo especial de atrações culturais em dois espaços adotados pela Cooperativa: Praças da Saúde e Floriano Peixoto. Somente em 2013, foram realizadas 24 apresentações culturais, além de aulas de Tai chi chuan, alongamento e caminhada orientada, beneficiando mais de 18,5 mil pessoas. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Ainda na linha de atuação cultura, o Instituto Unimed-BH patrocinou, no último ano, importantes eventos de fomentação da cultura em Belo Horizonte como o FETO – Festival Estudantil de Teatro, Savassi Festival, Festa da Música e a exposição “Guerra e Paz”, de Portinari, em parceria com a Vallourec do Brasil.
Informações para a imprensa
Press Comunicação Empresarial | 31 3245-3778
Ana Paula Brum | (31) 8623.0173 | ana.brum@presscomunicacao.com.br
Angelina Fontes | (31) 8785.9703 | angelina@presscomunicacao.com.br