A Comunicação da Responsabilidade Social
Dando continuidade à serie de artigos sobre Responsabilidade Social nas empresas, na perspectiva da comunicação, apresentamos a seguir alguns bons exemplos em Minas Gerais. Segundo Wilson Bueno (2003) “Responsabilidade social é o exercício planejado e sistemático de ações, estratégias, e a implantação de canais de relacionamento entre uma organização, seus públicos de interesse e a própria sociedade”. Cada dia mais disseminada e adotada por diversas empresas, a Responsabilidade Social exige estratégias para cumprir seus objetivos comunicacionais. Entre eles, e talvez o principal, está agregar valor à imagem da empresa, por meio da percepção favorável que seus stakeholders e a sociedade irão atribuir a ela e também por meio de sua preocupação com o desenvolvimento social, que demonstra um interesse para além dos lucros. Além disso, é fator motivacional para os funcionários como exemplo de engajamento cidadão e, para os consumidores, motivo de escolha na decisão de compra. Segundo pesquisa do Instituto Ethos, 1/3 dos consumidores brasileiros consultados já deixou de comprar produtos de empresas que apresentaram posturas indesejáveis, como produtos que fazem mal à saúde e uso de trabalho escravo. 51% dos consumidores falaram mal das empresas socialmente irresponsáveis. Desses, 30% deixaram de comprar produtos ou serviços delas. Números que indicam que uma empresa não cidadã tenderá a perder terreno entre os públicos de interesse. Não só lameando a sua reputação, mas perdendo negócios também.
Um exemplo de empresa cidadã é o Instituto Unimed-BH, associação sem fins lucrativos, criada pela Unimed BH em 2003 com a missão de conduzir o seu programa de Responsabilidade Social Cooperativista. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio Ambiente, Voluntariado, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Só em 2013, as ações beneficiaram, diretamente, 452 mil pessoas.
Entre os principais programas desenvolvidos pelo Instituto, está o Circuito Unimed-BH. Criado para estimular a saúde e o bem-estar ao ar livre, oferece gratuitamente atividades físicas, de lazer e de cultura, nas praças adotadas pela Cooperativa. O Circuito Unimed-BH já realizou 24 shows e espetáculos teatrais em 2013, reunindo 11,5 mil pessoas. A iniciativa também oferece aulas de Tai chi chuan, alongamento e caminhada orientada na Praça Floriano Peixoto, que mobilizaram 7 mil frequentadores no ano passado. Em 2014, além da programação nos dois espaços adotados pela Cooperativa em Belo Horizonte – Praças da Saúde e Floriano Peixoto –, a Praça Milton Campos, em Betim, também recebe atrações.
Outro exemplo é o da UPTIME – Comunicação em Inglês. Desde 2006, a empresa é parceira institucional do Instituto Compartilhar, idealizado pelo técnico da seleção de vôlei Bernardinho, como uma forma de retribuir o sucesso que o esporte lhe proporcionou. Na sua visão, embora longe de ser um “mundo” perfeito, o esporte apresenta exemplos positivos para a sociedade, e é cada dia mais percebido como um elemento fundamental no processo educacional e de inclusão social pela sua capacidade de motivar e inspirar positivamente o desenvolvimento humano. O Grupo UPTIME acredita nesta ideia e, por isso, apoia financeiramente o projeto, possibilitando que o Instituto Compartilhar mantenha as atividades. O foco é apoiar o Instituto no ensino de valores e na formação do cidadão por meio do esporte.