A importância de um bom briefing no design

Um bom briefing é um dos principais elementos para criar um projeto que agrade o público e que atenda à necessidade do cliente

Um bom briefing de design ajuda o profissional a planejar, e avaliar custos, ações fundamentais para a criação de projetos
Um bom briefing de design ajuda o profissional a planejar e avaliar custos, ações fundamentais para a criação de projetos

 

O sucesso de uma peça gráfica vai muito além das mensagens que são transmitidas por meio dela. Ilustrações criativas, imagens impactantes, tipografia (formato das letras) e cores bem aplicadas fazem toda a diferença para o resultado final da peça e de como ela será percebida pelo público.

Por isso, o trabalho de um profissional de design gráfico é essencial para que a peça consiga expressar as mensagens de maneira assertiva. Afinal, muito mais do que oferecer ideias criativas, o profissional deve possuir as competências necessárias para entender quais são as mensagens principais que determinada peça deve transmitir.

Nesse contexto, a contribuição dos clientes é muito relevante para a elaboração de um bom briefing de design, processo que consiste na coleta prévia de informações, junto a eles, antes do desenvolvimento do trabalho.

O designer gráfico do Núcleo de Design Gráfico da Press Comunicação, Laura Fahel, ressalta a importância do briefing para o desenvolvimento das peças. “É ele quem nos dá o direcionamento do que deve ser feito. Fazendo uma analogia ao trabalho jornalístico, o briefing tem a mesma função da pauta, que define, por exemplo, a abordagem e o foco de uma matéria”, explica.

Por isso, dada à sua relevância, o profissional de design gráfico deve levar em consideração alguns elementos importantes durante a etapa de elaboração do briefing e Laura forneceu algumas dicas.

5 dicas para um bom briefing de design

1) O primeiro passo é entender um pouco mais sobre o cliente (história, missão, valores, estruturação, produtos e serviços oferecidos). Pesquise algumas peças desenvolvidas por ele e, tenha em mãos, o Manual de Aplicação da Marca. Por meio dele, serão apresentadas as tipografias, as cores e os grafismos utilizados pela empresa. “No momento da criação, é preciso estar atento às exigências do Manual para que a peça criada ‘converse’ tanto com ele, quanto com os outros materiais criados previamente pela empresa, reforçando a identidade visual já estabelecida”, observa.

2) Laura também pontua a importância de entender a linguagem do cliente junto aos seus públicos: “Cada empresa possui uma forma muito específica de comunicar com eles. Alguns adotam um tom mais formal, outros, mais descontraído. Por isso, entender qual é essa abordagem faz parte do processo”.

3) Saber quais são as expectativas do cliente para a peça que será produzida também é importante na visão de Laura: “entender qual é o conceito que ele quer passar, bem como as imagens ou ilustrações que ele quer ver também ajudam muito na hora de elaboração da peça”.

4) Definir o prazo para o trabalho ser elaborado é muito importante, pois ele irá determinar o tempo de pesquisa e de criação que terá para o projeto. Lembrando que um bom trabalho de design requer tempo.

5) Saber o orçamento com antecedência é fundamental para saber quais as limitações do design na hora de criar o projeto. Saber os recursos gráficos que poderão ser investidos irá dar um importante norte para as criações.

Além dessas dicas, na hora de montar um briefing de design é preciso montar um questionário com questões chaves que vão fazer a diferença na hora de elaborar o trabalho.

Por Ana Carolina

Jornalista da Press Comunicação