Design gráfico: o que uma marca deve ter para se destacar
Criar uma marca adequada e uma identidade visual atrativa são soluções trazidas pelo design gráfico
Independentemente do segmento onde atuam, as empresas devem buscar sempre se diferenciar para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Oferecer serviços e/ou produtos com alta qualidade não basta, uma vez que é preciso que a organização seja lembrada pelas pessoas. Por isso, é tão relevante quanto a sua excelência, estão as suas marca e identidade visual.
Mais do que elementos estéticos, elas são ferramentas essenciais para que o negócio e os valores da empresa sejam transmitidos com clareza. Nesse contexto, o design gráfico é fundamental para que a organização tenha uma marca e uma identidade visual capazes de fixar-se na mente das pessoas, tornando-se única no mercado e mais do que isso, lembrada por todos, as Top of Mind.
Porém, quais são os elementos mais importantes que devem ser considerados na hora da criação da marca e da identidade visual?
8 dicas de especialistas em design gráfico:
1. Antes de iniciar o processo de criação, faça uma pesquisa sobre as principais tendências e o que já foi feito no mercado e pelos seus principais concorrentes. Uma agência de comunicação pode ajudar a sua empresa a encontrar a inspiração mais adequada;
2. Evite o uso de informações desnecessárias. Lembre-se de que menos é mais. Quanto mais simples for a identidade visual, mais facilmente o público irá entendê-la;
3. Uma marca com muitas cores e detalhes pode parecer atraente aos seus olhos, no entanto, não favorece para a memorização das pessoas. Além de demandar um design gráfico muito complexo, esse tipo de marca pode não funcionar quando aplicada em tamanhos menores;
4. Atente-se às cores utilizadas, pois cada uma delas transmite uma mensagem específica ao cérebro. Por isso, elas devem combinar entre si, de forma harmônica, bem como remeter ao tipo do seu negócio;
5. Uma marca bem feita é aquela que utiliza poucas cores e que funciona quando aplicada em diversos fundos (coloridos, preto ou branco);
6. Fique atento se a marca mostra-se versátil e atraente quando utilizada em diferentes tipos de materiais, considerando tanto os impressos (banners, cartões de visita e folhetos) quanto o ambiente virtual (como site);
7. Valorize a atemporalidade. Uma marca precisa de tempo para ser memorizada pelas pessoas. Por isso, antes de aprovar a versão final, avalie se ela tem potencial para durar por muitos anos. Uma das empresas mais famosas no mundo, a Coca-Cola, é um bom exemplo e mudou pouquíssimo em relação à sua principal concorrente;
8. Ao final do processo de criação, tenha em mãos o manual de aplicação de identidade visual, documento que servirá de guia para orientar o seu uso para qualquer profissional que venha a cuidar da sua aplicação futuramente.
Por Ana Carolina Rocha
Jornalista da Press Comunicação