Photoshop: mocinho ou vilão? Como utilizar
Tratamento de imagens deve ser utilizado com cautela
Lançado oficialmente em 1990, o Photoshop é o aplicativo para tratamento de imagens de maior destaque no mundo da fotografia e do design gráfico. Mas, nesses 25 anos, o software tem sido motivo de muita discussão. Isso porque o uso de Photoshop em campanhas publicitárias, anúncios e revistas tanto pode contribuir para a publicidade quanto pode prejudicar a fotografia. Para se ter uma ideia, uma busca no Google sobre exageros e erros no Photoshop chega a quase 22 mil resultados. Dentre as gafes cometidas estão o sumiço de membros do corpo, como mãos e pernas, tatuagens e umbigos apagados, corpos destorcidos e mulheres mais velhas com aparência de adolescentes.
No Brasil, por pelo menos duas vezes, a cantora Preta Gil foi alvo do mau uso do Photoshop. A primeira aconteceu em agosto de 2013, quando a artista foi modelo de uma campanha da rede de lojas C&A para uma coleção plus size, que vai do manequim 46 ao 56. O que mais chamou a atenção de diversos internautas, que se manifestaram nas redes sociais, foram as curvas desproporcionais da cantora, com braços afinados, pescoço comprimido e tamanho da silhueta que variava de acordo com a foto, mudanças que contrariam a campanha, já que o foco era para mulheres “gordinhas”.
Já a segunda aconteceu em setembro de 2014, quando a foto da artista, que ilustrava a capa da revista Moda Moldes, foi divulgada com um tom de pele muito mais claro e os cabelos bem mais loiros do que são na realidade, além de retoques feitos no rosto. Na ocasião, a cantora se mostrou insatisfeita por meio do seu perfil no Instagram, dizendo: “A foto original está linda, nem precisava de grandes ajustes. Pra que isso? Que vergonha!!! O trabalho de todos os profissionais envolvidos foi comprometido. Infelizmente, essa que está na capa da Revista não sou eu!!”.
Os benefícios do Photoshop para a comunicação corporativa
Mas nem tudo são espinhos, pelo contrário. Há diversas ferramentas no Photoshop que tornam uma imagem mais agradável, como o controle do brilho e do contraste, o escurecimento ou realce da foto, entre outros. O aplicativo também permite a criação de anúncios, logotipos e peças de marketing, além de disponibilizar uma vasta coleção de filtros, ferramentas e paletas que podem ser utilizados por usuários de todos os níveis, desde um iniciante até um profissional.
“Nas publicações produzidas pela agência, nós costumamos utilizar o Photoshop para minimizar uma sombra, suavizar uma linha de expressão, remover uma acne ou uma mancha na roupa do personagem e retocar uma parede de fundo que está descascada, por exemplo. Se utilizado sem exageros, o Photoshop deixa a imagem tratada, mais bonita e realçada, o que desperta, ainda mais, a curiosidade do leitor”, comenta Laura Fahel, Designer Gráfico da Press Comunicação. “Além disso, em uma publicação corporativa, muitas vezes o foco é na valorização do colaborador e se alterarmos a imagem dele ou de seu contexto, estaremos fazendo exatamente o contrário, podendo causar alguma indisposição com o funcionário”, complementa.
Para os iniciantes que se arriscam com a ferramenta, vejam algumas dicas aqui.
Por Nayara Amâncio
Jornalista da Press Comunicação