Press Comunicação cria identidade visual de campanha
Para a Press Comunicação, missão dada é missão cumprida. A inteira satisfação do cliente é o nosso objetivo e, para atender os anseios dele, é imprescindível um briefing aprofundado para alinhar ideias e propostas, tirar dúvidas e, assim, poder criar produtos e serviços adequados, como a identidade visual da campanha interna de 2015 do cliente PH.
Em setembro de 2014, o cliente PH, grupo empresarial que oferece produtos e serviços em metalurgia, siderurgia, mineração e transporte urbano, nos demandou a criação de uma identidade visual para a campanha anual de comunicação interna. Depois de passar por intensas transformações ao longo de 2014, a PH desejava consolidá-las, para continuar crescendo e abraçando novas oportunidades em 2015.
O objetivo da PH era transmitir aos seus colaboradores e aos clientes, por meio de peças institucionais, a mensagem “Consolidar as transformações em um mundo de oportunidades”, e sempre preservando o Jeito de Ser PH.
Press Comunicação e o briefing
A partir da reunião de briefing com a PH, o Núcleo de Design da Press Comunicação começou a trabalhar na construção da marca, considerando a mensagem e identificando conceitos básicos, em conjunto com o Núcleo de Publicações. A Press Comunicação criou um logotipo para a campanha da PH, baseado em seus valores, conceitos, na personalidade da empresa e sempre associando à ideia de transformação. Esse tipo de criação exige que o profissional de comunicação conheça a cultura da empresa, a imagem que ela quer passar, o público-alvo, o posicionamento dela no mercado, bem como sua missão, visão e valores.
A equipe da Press definiu signos visuais que, na identidade, traduziram graficamente conceitos de consolidação, estabilidade, rede, colaboradores, transformação, construção, cooperação, equilíbrio, crescimento e oportunidade. As cores utilizadas na marca são derivações do vermelho, cor institucional da PH. Ela é quente e significa dinamismo e movimento, além de ser estimulante. As gradações de tonalidades do vermelho aplicadas na marca também reforçam o movimento cíclico do desenho. O cinza, mais neutro, foi utilizado como cor complementar.
A designer gráfico da Press, Laura Fahel, comenta que o maior desafio da criação da marca da campanha foi chegar a uma definição de qual seria o mote e como ele seria representado visualmente. Para isso, a equipe se apoiou na elaboração do painel semântico, que contém as referências visuais da proposta e é a inspiração para a criação de toda a campanha. Ele é desenvolvido a partir das palavras-chaves e auxiliam na apresentação e na fundamentação do projeto ao cliente, pois a identidade da campanha é criada a partir dele.
Significados visuais
A imagem de transformação foi ilustrada por colmeias, que são as habitações das abelhas, que têm como principal atividade a colheita, na natureza, do néctar das flores e a transformação desse material em mel. Os favos das colmeias, que possuem formas hexagonais, são os locais onde o mel é armazenado. As abelhas também são responsáveis pela criação, construção e transformação da sua habitação. Alguns conceitos que estão relacionados com esses insetos são: cooperação, organização, equilíbrio, harmonia e trabalho em equipe. Outro conceito trabalhado foi o da seta. O mote juntamente com o símbolo formam o desenho de uma seta, cuja mensagem é seguir em frente, evolução, crescimento e direção. Mensagens importantes que a PH desejava passar a seus públicos interno e externo.
A família tipográfica utilizada na marca foi a COCON, uma fonte sem serifa, moderna e de fácil leitura, que apresenta uma espessura média, o que confere peso e força ao slogan. Os cantos arredondados das letras agregam suavidade e modernidade a essa tipografia.
A proposta da Press foi aprovada pela PH e foram produzidos caderno, calendário, quebra-cabeças e informativos (presentation) com produtos e serviços da empresa, todos com a marca da campanha de 2015 da PH.