Comunicação digital precisa dar resultados às empresas
Agilidade faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso da comunicação digital corporativa
A comunicação digital teve muita relutância por parte do mundo corporativo no seu inicio e tem até hoje por parte de empresas mais conservadoras, porém quem já está nas redes sociais, pelo visto não sairá mais. Este espaço de interação vem provando que não é mais uma moda passageira e sim um meio de comunicação novo. Como foi a televisão um dia. Ao entrar nas redes, as empresas perceberam que é possível fazer negócios, se comunicar, conhecer o seu consumidor individualmente. Mais do que isso, ter sua própria mídia. Porém, não basta estar lá.
Esse novo jeito de comunicar precisa gerar resultados concretos conforme afirma Diego Monteiro, autor do livro “Monitoramento e métricas de mídias sociais: do estagiário ao CEO” . No seu texto intitulado “Redes Sociais e Big Data: se não gerar resultados, não adianta” ele cita alguns cases como o do Bradesco que: “…entrou no mundo do jogo de estratégia Dota (Defense of the Ancients) para sanar a dúvida de um cliente. Em pouco mais de 60 minutos, o Social Media do banco pesquisou e respondeu satisfatoriamente. O fã do game havia feito a mesma pergunta para outras instituições bancárias, mas só o Bradesco respondeu. A história curiosa rendeu vários elogios e diversas matérias sobre o assunto na imprensa.”. O que podemos perceber neste caso é que a agilidade que vai desde o monitoramento que possibilita estar por dentro do que os consumidores estão falando sobre sua marca, até a resposta ou tomada de decisão sobre o que fazer, fez toda a diferença. Nada disso teria dado certo se a empresa ou sua agência de comunicação tivesse acionado o usuário quatro dias depois do seu post.
Comunicação digital: agilidade é fundamental
A comunicação digital pede velocidade na ação, é redundante tentar explicar porquê. A cada segundo cai um post novo e, em poucos minutos, aquele que você viu sobre sua empresa já está no final da fila. Uma queixa não respondida pode ser compartilhada e se tornar um viral contra a sua empresa. Ao passo que se tivesse sido respondida rapidamente, o caso poderia morrer ali. Informação na internet é produto super perecível. “Se as informações não forem aproveitadas de imediato, dificilmente terá valor semanas depois da interação”, reforça Monteiro.
Além disso, percebe-se que estamos entrando em uma nova fase das redes sociais. Tomemos por base o Facebook que está cada vez mais difícil de conseguir engajamento, compartilhamento e, consequentemente, alcance, mesmo investindo no impulsionamento dos posts e das páginas.
Então como dar resultados as empresas?
Agilidade e criatividade ajudam a enfrentar esses novos obstáculos na gestão das redes sociais e da comunicação digital. Além disso, a análise dos relatórios oferecidos pelas redes ou o Google Analytics para analise dos sites são ferramentas de inteligência imprescindíveis à tomada de decisão. Isto porque, “Para ter uma atuação ágil é fundamental entender os comportamentos e os temas de interesse dos consumidores. Essa compreensão, aliada a uma equipe que acompanha os dados em tempo real e é capaz de aproveitar as oportunidades que surgem na geração de conteúdo, ações de marketing e até para prevenir eventuais crises (…)”, sugere Monteiro .