As 7 diferenças fundamentais entre o marketing tradicional e o marketing digital
O primeiro passo necessário para entender as diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital é entender melhor o que é marketing. Muita gente confunde essa ramificação da comunicação com a publicidade, mas é importante ressaltar que são áreas bastante distintas. Enquanto a publicidade busca construir um posicionamento e uma imagem sólida da marca, o marketing é o principal parceiro do setor de vendas. É ele o responsável por elaborar estratégias de vendas levando em conta o público alvo e as políticas, recursos e limitações da empresa. Sabendo disso, podemos começar a diferenciar as duas práticas.
O marketing digital chegou há pouco tempo e tem crescido exponencialmente entre marcas e empresas de todos os tamanhos e segmentos, e isto já configura uma de suas principais diferenças quanto ao marketing tradicional. Por ser realizado na internet, ele é completamente adaptável à necessidade de cada negócio e pode ser feito mesmo quando os recursos são mais escassos.
Marketing digital e marketing tradicional na prática
Se precisarmos destacar apenas uma diferença fundamental entre o inbound marketing (prática mais eficiente de marketing digital atualmente) e o marketing tradicional, devemos destacar o fato de que no primeiro, o cliente é atraído naturalmente; ele chega até você a partir do interesse no conteúdo que você produz. Já na prática tradicional (outbound marketing), a empresa vai até o cliente e tenta convencê-lo, seja através de visitas, propagandas ou promoções.
O livro “Social Media Marketing und Recht”, de Tomas Schwenke, traz as principais diferenças entre as duas maneiras de promoção. São elas:
1 -Estrutura
Enquanto o marketing tradicional é muito bem estruturado mesmo antes de ser colocado em prática, com todas as ações e campanhas definidas; no marketing digital suas ações serão ditadas de acordo com as respostas e reações do seu público. Determinado anúncio patrocinado teve uma boa resposta? Hora de estruturar o conteúdo em volta do assunto tratado nesse anúncio. Uma campanha de e-mail marketing teve boa taxa de abertura? Então é preciso analisar o que foi que chamou atenção de seu público ali.
2 -Direção da comunicação
No marketing tradicional, as marcas falam de si por meio de anúncios, campanhas e ações junto aos clientes, mas não há muito espaço para ouvir o público a não ser pelos Serviços de Atendimento aos Consumidores (SACs) tradicionais e de trabalhosas pesquisas. Já no marketing digital, existe um espaço amplo que é voltado para ouvir esse público. As plataformas na Internet sempre viabilizam o envio de mensagens e contatos. É praticamente impossível falar sem também ouvir no marketing digital.
3 -Tempo das ações
As ações de longo prazo vistas no marketing tradicional, como campanhas de comerciais televisivos, não existem no marketing digital. Tudo vai se transformando de acordo com a resposta do seu público.
4 -Diálogo com os clientes
Na Internet, tudo é imediato, portanto, horários de atendimento não se limitam mais a horários comerciais. Sim, é preciso estar atento ao que acontece com sua marca na Internet durante 24 horas por dia e sete dias por semana.
A voz do seu público também ganha espaço no marketing digital, onde seus clientes podem criar conteúdo sobre você, seja ele bom ou ruim; e é importante estar atento ao que todos falam, responder às reclamações e lembrar que na Internet seu diálogo é público e pode ser facilmente compartilhado.
5 -Alcance
Tudo que você publicar sobre sua marca no ambiente online poderá ser acessado por uma gama de pessoas muito maior do que apenas seus clientes. Mesmo que seu conteúdo seja bastante segmentado, é impossível controlar quem terá acesso a ele. E isso caracteriza uma grande vantagem devido à possibilidade de se alcançar novos clientes.
6 -Linguagem
Sua empresa não deve usar a mesma linguagem na Internet e em um jornal impresso, por exemplo. Independentemente do público alvo, a linguagem usada na Internet exige mais descontração, bom humor e inovação.
7 -Colaboradores envolvidos
É um erro muito comum das marcas envolverem profissionais de comunicação off-line em projetos de comunicação online sem um treinamento adequado. É preciso levar em conta que são dinâmicas de trabalho completamente diferentes. O profissional envolvido no marketing digital deve ter visão analítica muito apurada e facilidade para trabalhar com processos em constante mudança e adaptação.