E-mail marketing: faça o usuário abrir suas mensagens
O e-mail marketing é uma ferramenta importante do marketing digital, capaz de produzir excelentes números de retornos. Porém, muitos profissionais não conseguem o resultado esperado. No nosso blog, você já leu sobre a importância dessa ferramenta. Mas para ajudar a otimizar as ações de e-mail marketing, confira nossas dicas que ajudam a maximizar os resultados.
1) O título tem que causar impacto
Para o leitor acessar seu e-mail marketing, o título tem que ser chamativo, algo que faça o leitor se interessar em abrir sua mensagem. Por isso, o título tem que ser impactante, trazendo os benefícios que o seu produto ou serviço oferecem ao usuário, depois explique como.
2) Segmente sua base
Um mailing extenso pode trazer diferentes origens e perfis. Para alcançar o público realmente interessado na sua oferta, produza um e-mail marketing com conteúdo relevante e segmente seu público. Lembre-se de que a diferença entre um spam e uma oferta tentadora é o interesse real do usuário.
3) Não divida a atenção do usuário
Lembre-se de que os usuários não têm tempo de ficarem lendo e-mails marketing extensos. Só irão ler o conteúdo na íntegra se realmente lhes interessar. Por isso, trabalhe em torno de um assunto específico. Isso vale para serviços e produtos, mesmo de lojas grandes.
4) Realize testes A/B
Qual título você deve usar? Qual cor de botão converte melhor? Um teste A/B deixa claro qual a melhor opção dessas e de outras dúvidas que possam surgir, e isso de forma segura: com base em estatísticas. Boas ferramentas de e-mail marketing contêm o recurso do teste A/B, que envia para uma pequena porcentagem da base de duas opções diferentes (criadas para um mesmo e-mail marketing) e entrega um relatório, dizendo qual teve a melhor performance. Isso permite ao administrador enviar para todo o restante da base a melhor alternativa, garantindo, assim, o melhor retorno.
5) Envie e-mails na quantidade certa
Se você enviar muitos e-mails, você poderá importunar seu usuário e, como consequência, ter uma taxa de ‘unsubscribe’ (pessoas que saem da sua lista) muito grande. Porém, envios muito espaçados poderão fazer com que sua marca fique esquecida, além de limitar suas possibilidades de retorno. Uma média de três envios de e-mails marketing por semana é uma boa taxa.
6) Utilize pessoas reais como remetentes
Um recurso que pode melhorar a taxa de abertura é o envio das mensagens por meio de e-mails de “pessoas reais”, como maria@seudomíno.com.br, ao invés de news@seudomínio.com.br. Isso deixa a sua empresa muito mais pessoal, aproximando-a do internauta, por meio do e-mail marketing.
7) Ofereça seu conhecimento
Uma forma eficaz de criar vínculo com sua base é utilizar o marketing de conteúdo. Ou seja, no e-mail marketing oferecer e-books, artigos, webinars, dentre outros que mostrem o seu conhecimento sobre o assunto e ajudem o usuário a entender melhor como você pode ajudá-lo.
Qual a taxa ideal de abertura?
Uma boa taxa de abertura precisa ser superior a 20%. Mas esse resultado vai depender, principalmente, do conteúdo e da segmentação. Também é importante acompanhar outras métricas, como a taxa de cliques e de conversão do seu conteúdo, no caso do inbound marketing.