Emoji: a linguagem do momento, até nas propagandas

Símbolos saem das conversas do Whats App e ganham espaço em propaganda

“Um emoji vale mais do que mil palavras”. É assim que a matéria “Que língua é essa?” da coluna Interessa, do jornal O Tempo, de domingo (17/5), começa falando sobre o símbolo usado na linguagem, que garante emoção ao texto. A matéria traz curiosidades sobre a forma de usar corretamente essas famosas figuras, cada vez mais utilizadas pelos adeptos dos smartphones e ainda mais populares nas conversas por meio do aplicativo Whats App.

Entre as curiosidades estão as diferenças entre os termos emoticon, smiley e emoji. Além disso, a matéria traz os emojis mais utilizados nos diferentes países. A relação foi levantada a partir de uma pesquisa realizada durante quatro meses em 16 localidades. Confira as informações da matéria:

Qual a diferença da linguagem entre emoticon, smiley e emoji?

Emoticon: termo criado a partir das palavras inglesas “emotion” (“emoção”) e “icon” (“ícone”), que serve para expressar emoções por meio de caracteres tipográficos.

Smiley: é, na verdade, o primeiro tipo de emoticon. O ícone foi criado em 1982 por Scott Fahlman, professor de ciência da computação da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA.

Emoji: surgiu no Japão na década de 90 e é caracterizado por pertencer a uma biblioteca de figuras prontas. Foi concebido por Shigetaka Kurita, que elaborou a palavra a partir de expressões japonesas “e” (“imagem”) e “Moji” (“personagem”), significando em português “pictograma”.

Emojis mais utilizados em diferentes países

Brasil: gato, música, anjo e lua

França: noiva e coração

Canadá: cocô, dinheiro e armas

Rússia: beijo, neve, carta com coração e casal se beijando

Austrália: remédio, pizza, cigarro e bebida

EUA: coroa, bolo, coxa de frango, lésbicas, eletrônicos – relógio, telefone e computador

Leia a matéria na íntegra: http://www.otempo.com.br/polopoly_fs/1.1040212.1431825484!image/image.jpg

Em todo lugar

Essa linguagem divertida é a forma de comunicação da galera jovem e conectada. Sabendo disso, o banco Itaú, para aproximar desse público, lançou uma campanha que apostou nessas carinhas famosas. No total, são três anúncios: “Turmas”, ‘Mobile” e “Mudanças”, que divulgam as facilidades dos aplicativos do banco.

Além dos emojis, os anúncios divulgam a hashtag que funciona como assinatura da marca: #issomudaseumundo. Uma versão mais intimista do atual “Isso Muda o Mundo”.

Outra campanha que também utilizou da linguagem do virtual foi a da Tim, onde o protagonista, Rodrigo Lombardi conversava ao telefone e os emojis apareciam na tela. Uma maneira de aproximar desse público e que causou grande repercussão. Além disso, as peças são lúdicas, criativas e atrativas. Ponto para as marcas que investiram nessa linguagem. E você, já está adotando essa linguagem no seu dia a dia e na sua empresa?

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