Métricas e otimização no Marketing Digital: foco em resultados

No marketing digital, saber analisar as métricas que realmente importam é uma das chaves para o sucesso da sua estratégia

ROI

Na hora de analisar o retorno sobre o investimento, o famoso ROI, você deve levar em conta fatores relevantes para da sua estratégia de marketing digital, número de leads e conversão de vendas, de acordo com o número de visitantes atraídos. Porém, muitos ainda estão presos às chamadas métricas da vaidade. Mas, quanto isso contribui para melhorias na sua estratégia digital?

Número de curtidas no Facebook, retweets, pageviews etc. são métrica que devem ser incluídas no relatório mensal, porém não são as mais importantes para analisar o quão efetiva é a sua estratégia. Elas não mostram como a estratégia converteu em negócios reais para a empresa. Com elas a empresa não consegue mensurar o aumento de vendas nem otimizar sua estratégia de marketing digital.

Funil de vendas: base do marketing digital

O funil de vendas é o mais importante item de análise de métricas do marketing digital. O modelo mais usado é “visitantes-leads-conversão”. Analisar as taxas de cada etapa te ajudará a entender se a sua estratégia inicial está funcionando ou onde ela pode ser melhorada.

Como funciona o funil de vendas

Como funciona o funil de vendas

Métricas e otimização

As campanhas de marketing digital usam diferentes ferramentas de atração e nutrição para converter suas vendas. Sendo assim, você deve analisar cada uma dessas ferramentas de forma específica, respeitando a particularidade de seus visitantes.

Por exemplo: os leads atraídos por campanhas do Google são diferentes daqueles atraídos pelo Facebook. E ainda temos os leads do mailing, que já está na fase de nutrição. Então, a análise dos resultados de conversão de cada um deles é específica.

Ficou curioso para saber mais? Entenda melhor sobre “Como mensurar e otimizar canais de Marketing Digital”, com o nosso eBook. Baixe já!

EBook Métricas e otimização no Marketing Digital: Atenção àquilo que traz Resultados

Análise grátis de marketing digital