Por que investir no influenciador digital?
Muitas empresas passaram a considerar a importância do influenciador digital, quando querem divulgar os próprios produtos e serviços. Antes restrita às mídias convencionais e ao básico do marketing digital, elas começam a perceber que, por mais que os serviços do Facebook e Google ajudem a encontrar seu público-alvo, não geram o engajamento de um influenciador digital.
Um influenciador digital é aquele que produz muito conteúdo nas redes sociais, interage com o público e possui grande número de seguidores. A influência dele no consumo dos jovens o transformou nos novos queridinhos de diversas marcas. O influenciador digital está presente no Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat, Youtube, além dos próprios blogs. Eles aprenderam a fazer uso profissional das mídias sociais e a criar uma reputação tão expressiva, que é capaz de disputar uma fatia do orçamento do plano de comunicação e marketing das organizações.
O investimento na parceria com o influenciador digital faz com que o retorno deste investimento seja muito superior às mídias tradicionais. Segundo o YouTube Insights, de maio de 2016, 82% das mulheres confiam mais na opinião do influenciador digital do que em redes sociais ou televisão.
Isso ocorre porque quem acompanha uma personalidade na internet passa a sentir que realmente conhece aquela pessoa, gera uma intimidade, pois não há um autor, há um individuo que compartilha suas opiniões e experiência com o público.
Você confiaria mais em uma recomendação de produto de um anúncio ou de um amigo que testou e te indicou? Certamente no seu amigo. Desse modo, o influenciador digital consegue engajar um público que tem muito carinho por eles.
Atualmente, é fundamental que as agências montem uma base de dados com nomes famosos da web e que tenham o perfil do público com qual se relacionam. Para propor uma parceria, é preciso avaliar se os seguidores condizem com o perfil que a empresa pretende atingir.
Para que essa análise seja eficaz, o uso de algumas ferramentas pode colaborar para chegar ao influenciador digital que combina mais com o tipo da estratégia. Após escolher a personalidade, vem a parte mais difícil: é preciso que a empresa, assim como a agência, entregue ao influenciador digital o controle sobre o conteúdo a ser feito, afinal, ele é o expert que sabe engajar o seu público.