Redes sociais: é fundamental saber usar todas as suas potencialidades
Estudo mostra os melhores horários para postar conteúdos nas redes sociais.
No artigo “Comunicação digital: porque as empresas devem investir?” falamos a respeito da importância das organizações utilizarem as redes sociais para divulgarem suas marcas. Mas, para isso, não basta criar perfis e simplesmente estarem presentes nessas mídias.
Primeiramente, uma boa estratégia deve ser traçada e, para isso, você deve conhecer seu público, saber o tipo de informações que vai postar , qual a linguagem a ser utilizada , os públicos que quer atingir e dominar as ferramentas disponíveis para esse trabalho, que não são poucas. Para se ter uma ideia da importância que o mercado e estudiosos da comunicação vem dando as redes sociais como veículos de comunicação foi divulgado recentemente um estudo muito interessante no portal Canal Tech sobre os horários para publicação do conteúdo nestas mídias.
Compartilhamos com vocês o artigo na íntegra.
Artigo redes sociais:
Estudo revela dias e horários mais movimentados no Facebook, Twitter e Instagram
Uma das primeiras coisas aprendidas quando se estuda mídias sociais é que deve-se publicar seu conteúdo quando seus clientes/seguidores estiverem online. Apesar da dica ser global, mensurar quando o usuário está online não é uma das coisas mais triviais e as informações quase sempre são desencontradas.
Para resolver o problema a ferramenta de monitoramento, gestão e análise de mídias sociais Scup divulga anualmente o estudo Horários Nobres das Redes Sociais, que chega à sua quarta edição neste ano. Nele a ferramenta não só revela quais são os horários e dias da semana com mais publicações no Facebook e Twitter, como também, pela primeira vez, no Instagram.
Uma das principais constatações do estudo é que conquistar a atenção dos usuários nesses canais está cada vez mais difícil e é um dos principais desafios das empresas. Hoje, mais do que nunca, o sucesso de uma publicação depende das estratégias adotadas pela companhia nas redes sociais e que elas sejam baseadas na inteligência dos dados gerados pelos próprios usuários.
De acordo com Diego Monteiro, co-fundador do Scup, o estudo analisou mais de 86 milhões de publicações e comentários que foram coletados pela ferramenta em 2013. “Cada vez mais as agências e empresas precisam conhecer seu público nas redes sociais para direcionar o conteúdo certo, na rede certa e no horário com mais impacto”, comentou Monteiro. “Por isso é importante mapear com quem você quer interagir e quais são os seus hábitos e costumes”, destacou.
Comportamento dos usuários nos dias da semana
O estudo revelou que os usuários do Twitter e Facebook têm praticamente o mesmo comportamento quando o quesito em análise é a quantidade de publicações nos dias da semana. Durante a semana, as publicações nas duas redes sociais começam a aumentar na segunda-feira e atingem o ápice às quartas e quintas-feiras.
No fim de semana a situação se inverte, e o número de publicações diminui na mesma proporção em que as do Instagram aumentam.
Movimentação no Facebook é maior nas quintas-feiras
O relatório final também revelou que é a quinta-feira o dia em que o feed de notícias dos usuários do Facebook fica mais agitado. De todas as publicações analisadas na rede social, 16% delas foram feitas neste dia da semana.
Quanto aos horários, os momentos em que os usuários mais entram na rede social são no pré-almoço, das 11h às 12h, e no pré-saída do trabalho, das 16h às 17h.
Movimentação no Twitter é maior no meio da semana
A rede de microblogs, por sua vez, tem três dias nos quais a movimentação é maior do que o normal: terça, quarta e quinta-feira. De acordo com o estudo, o número de tuítes começa a aumentar na terça-feira às 11h, mas permanece praticamente estável durante todo o dia.
A coisa estoura mesmo quando o pessoal resolve piar mais no início da madrugada do dia, entre às 22h e 23h, quando a rede registra seu pico de atividade.
Mais fotos são compartilhadas no fim de semana no Instagram
Na contra-mão das duas outras redes sociais, o Instagram tem 32% de toda a sua movimentação ocorrendo aos sábados e domingos. Na semana, o comportamento dos usuários da rede de imagens é maior durante a noite, sobretudo após as 17h.
Ficou curioso para descobrir o horário que seus clientes/seguidores estão online? Então vale a pena conferir o relatório Horários Nobres das Redes Sociais completo.
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