Terceirização de marketing digital: o que observar na hora de contratar o serviço
Que o marketing digital é uma prática cada vez mais essencial para o sucesso de qualquer negócio, todos nós já sabemos, e a internet é o meio de comunicação mais democrático que existe: basta ter um computador conectado para acessar ferramentas, softwares e sites e começar a fazer suas próprias campanhas.
#SóQueNão
Pare para pensar no que você faria para a comunicação online da sua empresa em uma semana:
Redes sociais
Email marketing
Anúncios patrocinados
Blog
Conteúdo para download
Landing pages
Parece simples não? Mas se aprofundarmos um pouco nesses tópicos, as dúvidas começam a surgir. Quais redes sociais? Em quais horários? Sobre quase assuntos postar? Enviar e-mail marketing para quem? Com que ferramenta? Como saber se meus emails foram abertos? Quanto investir em links patrocinados? Escrever sobre o que no blog? Que tipo de material disponibilizar para download? Como configurar uma landing page?
A partir desse universo de dúvidas, é comum que profissionais tomem uma decisão errada: fazer “só o básico”. As dificuldades que surgem no caminho acabam fazendo com que muitas empresas optem por apenas postar conteúdo em redes sociais, ou por mandar alguns emails esporádicos para clientes, ou ainda por postar conteúdos irrelevantes em seu blog.
Depois de algum tempo, mesmo que um marketing digital incompleto gere engajamento nas redes, os responsáveis por ele vão perceber que não há geração de resultados reais. De que adianta ter uma página com uma grande base de fãs no Facebook se nenhum deles compra seus produtos ou contrata seus serviços? Ou, no que será válido para a empresa enviar emails para uma lista enorme e não saber quantas pessoas o leram?
O primeiro passo então, na hora de pensar em marketing digital, é optar pelo “pacote completo”
Tenha em mente que o público-alvo que está presente na internet deve se transformar em clientela a partir desse novo marketing e, para, isso, todos os pontos de uma campanha devem ser planejados, alinhados e analisados.
A partir disso, ainda é possível escolher entre duas alternativas: estudar sobre assunto para trabalhar com marketing digital internamente ou estudar sobre o assunto para contratar uma empresa que preste esse serviço.
O que configura o segundo passo do processo: estudar o marketing digital
Mesmo que você decida contratar uma empresa para cuidar do marketing digital do seu negócio, estude sobre o assunto para saber o que pedir e para conferir se tudo está sendo realizado da maneira correta. Existe muito material disponível na web sobre o assunto para auxiliar desde os profissionais que querem se especializar, até os que buscam informações básicas.
Para dar início ao projeto internamente dois pontos fundamentais devem ser analisados:
Tempo: serão necessárias algumas horas diárias para introduzir o marketing digital ao seu negócio.
Ferramentas: é quase impossível trabalhar com comunicação online sem a contratação de ferramentas e softwares, principalmente para campanhas de emails e para análise de dados.
E se a ideia for contratar uma empresa para a realização do serviço, também é bom observar alguns detalhes:
Personalização: a empresa deve entender seu negócio e seus objetivos a fundo; em alguns casos, profissionais de marketing digital chegam a passar alguns dias realizando o trabalho de dentro da empresa do cliente, afim de conhecerem bem o empreendimento. Se a empresa que você contratar tentar oferecer serviços genéricos, saiba que não é um bom negócio.
Profissionais: é comum que empresas aloquem funcionários especializados em comunicação offline para trabalharem com comunicação online, desconsiderando as diferenças das plataformas. Lembre-se que o marketing online demanda até mesmo conhecimentos em matemática e analise o currículo do profissional que será o responsável pela sua conta.
Relatórios: o marketing digital é o tipo de promoção que mais gera dados de audiência. Com as ferramentas certas, é possível mensurar taxas de engajamento com seu conteúdo, visitas, novos seguidores, fãs, curtidas, cliques, enfim, nessa área tudo pode ser analisado. Portanto, certifique-se de que a empresa irá de fato analisar esses dados e repassá-los para você; esta será a melhor maneira de você entender as vantagens do seu investimento.
Tempo: se algum prestador de serviços de marketing digital oferecer resultados milagrosos em um curto período de tempo, desconfie! Um dos pilares do sucesso em comunicação online é a construção de autoridade no assunto sobre o qual você fala, e isso é um processo que pode levar alguns meses.
Investimento: a empresa que oferecer serviços de marketing digital para o seu negócio vai precisar manter um bom funcionário trabalhando exclusivamente com a sua conta, pois são necessárias horas diárias para a realização desse trabalho. Além disso, existem custos com ferramentas e softwares de automação e análise dos dados da campanha. Por isso, se os custos do projeto estiverem estranhamente baixos, é bom saber: ou o profissional destinado à sua conta não será tão bom, ou o tempo destinado a ela não será o suficiente.
Se quiser saber mais sobre a entrada no universo do marketing, estamos aqui para tirar suas dúvidas!