Uso da internet cresce entre brasileiros
Pesquisa aponta hábitos de consumo de mídia da população
Cada vez mais, os brasileiros passam mais tempo navegando na internet do que assistindo televisão, considerado ainda o meio de comunicação mais popular do país. É o que revela a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 (PMB 2015), estudo que revelou os hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Elaborada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e desenvolvida pelo IBOPE, a pesquisa é resultado de mais de 18 mil entrevistas.
Segundo o documento, 48% dos brasileiros utilizam a internet. O percentual das pessoas que a usam, diariamente, também cresceu. Na PBM 2014, essa porcentagem era de 26%, enquanto na última pesquisa, esse número subiu para 37%. O hábito de uso da internet também tem se tornado mais intenso. A pesquisa revelou que, em média, os brasileiros ficam conectados 4h59, por dia, durante a semana, e 4h24 nos finais de semana. Em relação ao PBM 2014, esses números eram de, respectivamente, 3h39 e 3h43. Já na televisão, esse tempo é de 4h31 por dia, durante a semana, e de 4h14 nos finais de semana.
Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos usuários (67%) está em busca, principalmente, de informações. Outro ponto interessante do estudo é de que, independentemente do dia, o pico do uso da internet ocorre à noite, por volta das 20 horas. No que diz respeito às formas de acesso à internet, o uso dos aparelhos celulares estão quase no mesmo patamar do que os computadores/notebooks. Na pesquisa, eles atingiram, respectivamente 66% e 71%.
Um dos fatores que pode ter influenciado esse resultado é a popularidade das mídias sociais: 92% do total dos internautas brasileiros fazem uso delas, sendo as mais populares o Facebook (83%), o WhatsApp (58%) e o Youtube (17%). Já o Twitter, popular entre as elites políticas e formadores de opinião, foi mencionado apenas por 5% dos entrevistados.
A influência da internet
Os dados acima demonstram a importância da internet, hoje, no Brasil. Dessa forma, é imprescindível que os profissionais da área de comunicação empresarial reconheçam a relevância desse meio de comunicação e invistam, continuamente, em ações e campanhas virtuais que possam valorizar os serviços e os produtos oferecidos pelas organizações.
Por isso, estar atento às tendências que moldam o comportamento dos usuários da internet no Brasil, em constante evolução, é muito relevante na hora de desenvolver essas ações e campanhas, tornando-as mais assertivas no que diz respeito também às linguagens utilizadas.
Por Ana Carolina Rocha
Jornalista da Press Comunicação