Uso da internet cresce entre brasileiros

Pesquisa aponta hábitos de consumo de mídia da população

Pessoas estão mais conectadas e menos na frente da TV
Pessoas estão mais conectadas e menos na frente da TV

 

Cada vez mais, os brasileiros passam mais tempo navegando na internet do que assistindo televisão, considerado ainda o meio de comunicação mais popular do país.  É o que revela a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 (PMB 2015), estudo que revelou os hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Elaborada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e desenvolvida pelo IBOPE, a pesquisa é resultado de mais de 18 mil entrevistas.

Segundo o documento, 48% dos brasileiros utilizam a internet. O percentual das pessoas que a usam, diariamente, também cresceu. Na PBM 2014, essa porcentagem era de 26%, enquanto na última pesquisa, esse número subiu para 37%. O hábito de uso da internet também tem se tornado mais intenso. A pesquisa revelou que, em média, os brasileiros ficam conectados 4h59, por dia, durante a semana, e 4h24 nos finais de semana. Em relação ao PBM 2014, esses números eram de, respectivamente, 3h39 e 3h43. Já na televisão, esse tempo é de 4h31 por dia, durante a semana, e de 4h14 nos finais de semana.

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos usuários (67%) está em busca, principalmente, de informações. Outro ponto interessante do estudo é de que, independentemente do dia, o pico do uso da internet ocorre à noite, por volta das 20 horas. No que diz respeito às formas de acesso à internet, o uso dos aparelhos celulares estão quase no mesmo patamar do que os computadores/notebooks. Na pesquisa, eles atingiram, respectivamente 66% e 71%.

Um dos fatores que pode ter influenciado esse resultado é a popularidade das mídias sociais: 92% do total dos internautas brasileiros fazem uso delas, sendo as mais populares o Facebook (83%), o WhatsApp (58%) e o Youtube (17%). Já o Twitter, popular entre as elites políticas e formadores de opinião, foi mencionado apenas por 5% dos entrevistados.

A influência da internet

Os dados acima demonstram a importância da internet, hoje, no Brasil. Dessa forma, é imprescindível que os profissionais da área de comunicação empresarial reconheçam a relevância desse meio de comunicação e invistam, continuamente, em ações e campanhas virtuais que possam valorizar os serviços e os produtos oferecidos pelas organizações.

Por isso, estar atento às tendências que moldam o comportamento dos usuários da internet no Brasil, em constante evolução, é muito relevante na hora de desenvolver essas ações e campanhas, tornando-as mais assertivas no que diz respeito também às linguagens utilizadas.

Por Ana Carolina Rocha

Jornalista da Press Comunicação

infográfico-lista-transmissão-whatsapp