Media Training ajuda a estender os “15 minutos de fama” na mídia
Aproveitar os “15 minutos de fama” de maneira assertiva pode estender o tempo das empresas sob os holofotes da mídia. O media training é uma ferramenta importante que prepara os porta-vozes para qualquer tipo de entrevista para os mais variados veículos de comunicação. Causar uma boa impressão diante do jornalista é fundamental para que a fonte seja consultada com mais frequência.
O bom relacionamento com a imprensa é essencial e a construção de um relacionamento profissional com os jornalistas deve ser baseada em informação, respeito e disponibilidade da fonte.
Para o profissional de comunicação, uma boa entrevista é aquela em que o entrevistado é capaz de transmitir o assunto com clareza, objetividade, de forma didática e, acima de tudo, com conteúdo. O media training ajuda a desenvolver esses aspectos. Embora isso pareça óbvio, há muitas pessoas que ficam nervosas, ao serem entrevistadas, com receio de serem questionadas sobre algo que não dominam, por desconforto pessoal, timidez ou mesmo por imaginar que podem ser mal interpretadas, além de demonstrarem certa ansiedade diante do novo.
Para minimizar possíveis distorções e informações incorretas, é importante que o entrevistado tenha dados consistentes, apresente argumentos embasados de forma concreta, com projeções, números, valores, investimentos, percentuais, participação de mercado, crescimento, vantagens, diferenciais, comparações, desenvolvimento, os quais legitimam os discursos perante a sociedade. Isso tudo permite enriquecer a matéria, revelando que a fonte tem domínio sobre o assunto que está sendo abordado, garantindo credibilidade e sempre transmitindo as mensagens-chave da empresa ou da campanha, enfim, do assunto pelo qual foi convocado para a entrevista.
Confira algumas 5 dicas básicas de um media training para uma entrevista:
1. Cumprimente o jornalista, antes de iniciar a entrevista. Chame a pessoa pelo nome e fale pausadamente.
2. Seja claro ao transmitir informações e mostre-se simpático e interessado.
3. Pergunte se está sendo claro, se precisa de mais informações ou de uma explicação melhor em algum ponto que tenha gerado dúvidas, enfim, mostre-se disponível, inclusive para possíveis contatos no momento da elaboração do texto.
4. Ressalte sempre que o assessor de imprensa sabe onde encontrá-lo, caso precise tirar alguma dúvida ou de complementar o material, após a entrevista.
5. Foque na oportunidade de contribuir para um assunto tão importante e esteja munido de informações.
A Press promove diferentes tipos de media training, desde palestras explicativas até treinamentos elaborados, para qualquer número de pessoas. É sempre importante reciclar os porta-vozes, pois a imprensa muda constantemente e as formas de abordagens também.
Por Luciana Neves
Jornalista da Press Comunicação