Branded Content: identificando o público com a sua marca

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O maior desafio das marcas é se destacar entre as concorrentes.  A publicidade tradicional deixou de ser suficiente para atrair o consumidor, que não aceita mais ser interrompido por propagandas e banners. O diferencial das marcas de sucesso é atrair pessoas através de uma estratégia bem planejada de Branded Content.

Conceito de Branded Content

Branded Content é a criação de conteúdo de qualidade que esteja de acordo com o universo o qual a empresa está inserida. Vender não pode mais se resumir na descrição de seu produto ou serviço, deste modo às empresas devem promover seus valores de forma a conquistar seu público. O importante é fazer com que o consumidor compre com o coração e não com a cabeça.

Como funciona?

O Branded Content torna tênues as linhas que dividem informação, publicidade e entretenimento. A eficácia dessa estratégia dependerá do conhecimento da marca em relação ao público que possui ou deseja conquistar.

Atualmente são inúmeras as formas que a empresa pode utilizar para divulgar seu conteúdo seja inserida de forma harmoniosa com algum programa de televisão, na promoção de um evento ou pelas redes sociais. O importante é levar mensagens com questões socioambientais, entretenimento, cultura e informações que atraem o nicho no qual está inserido.

Objetivo

O foco deve ser engajar seu público alvo, funcionários e formadores de opinião no nicho de seus clientes. O Branded Content não busca vender um produto ou serviço, seu objetivo é fazer com que os consumidos se identifiquem emocionalmente com a marca pelos valores que ela prega.

Quanto mais o público se identificar e interagir com suas ideias e iniciativas, maiores as chances de criar uma relação duradoura com você. Sempre que seu público desejar um tipo de produto ou serviço, a primeira empresa que ele lembrará será a sua. E isto se deve a conexão que ele desenvolverá com a sua marca, podendo até se tornar um fã.

Cases de Sucesso

Dove foi uma das empresas pioneiras ao utilizar o Branded Content para atrair clientes.  Há mais de uma década ela lançou o projeto “Real Beleza” que pauta as ações da marca até hoje.  Sua campanha encorajando a beleza possível e contrariando padrões estéticos, ajudou na autoestima de várias mulheres que foram conquistadas pelos valores da empresa. Como consequência a marca atraiu um público enorme e viu suas vendas decolarem.

Red Bull é talvez o energético mais famoso do mundo e soube relacionar sua marca aos jovens e aventuras. A campanha “Red Bull te dá asas”, impactou uma legião ao prometer aumento de velocidade, de desempenho, concentração e reação aos seus consumidores. Mas apenas as peças publicitárias não foram suficientes para engajar o publico, assim a marca se especializou em patrocinar eventos esportivos e atletas das modalidades mais radicais, como a competição de acrobacias aéreas Red Bull Air Race, gerando identificação em todo um público viciado em adrenalina.

A marca de facas Tramontina gerou um enorme buzz ao criar a “Bíblia do Churrasco”. O livro foi produzido com tudo que um amante do churrasco pode querer e a capa de madeira ainda serve como tábua para corte de carnes. A ação foi desenvolvida para criar relacionamento com donos de estabelecimentos e chefs, mas o sucesso foi tanto que o livro chegou as livrarias, atraindo mais pessoas para a marca.

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