Comunicação interna: somente 13% estão satisfeitos
Funcionários engajados aumentam a lucratividade da empresa
Uma pesquisa global feita pela Gallup, em 2013, demonstrou um número alarmante de pessoas desmotivadas com o seu trabalho, além de diminuir a produtividade, essa falta de engajamento pode levar essas pessoas a prejudicarem o rendimento de seus colegas. Estima-se que os Estados Unidos tenham perdido 550 bilhões com esses ativamente desengajados*.
Por outro lado, organizações com nível superior de engajamento de suas equipes registram um lucro 147% maior. Em busca desses melhores resultados, muitas empresas estão investindo na comunicação interna para melhorar o relacionamento entre gestores e colaboradores e evitar o desencanto com a empresa.
O estudo da Gallup
O estudo global da Gallup dividiu o engajamento dos colaboradores em três categorias distintas:
- Engajados: esses colaboradores trabalham com paixão e estão comprometidos com a empresa em que trabalham, logo são mais produtivos e tendem a ficar um período maior na organização.
- Não engajados: embora possam ser produtivos, não se sentem conectados com a empresa e nem engajam muita energia no desempenho de suas funções, se tornando mais propensos a perder dias de trabalho e deixar o cargo.
- Ativamente desengajados*: São aqueles colaboradores infelizes com a sua situação no trabalho e que dividem isso com os colegas, os desmotivando e minando o que os mais engajados fazem.
Infelizmente, a pesquisa demonstrou que 87% dos trabalhadores no mundo todo não estão engajados, ou estão ativamente desengajados. Ou seja, somente 13% dos trabalhados estão satisfeitos e comprometidos com o seu trabalho.
No Brasil, este número é um pouco melhor, mas ainda preocupante, a pesquisa revelou que apenas 27% dos funcionários estão verdadeiramente engajados.
Comunicação interna, porque investir?
É fundamental para uma empresa pensar a comunicação interna de forma estratégica. Pois, por mais que não se invista, ela continua a acontecer, porém de maneira aleatória.
Investir em comunicação interna significa aumentar o diálogo, conhecer melhor seus colaboradores, crescer o espaço da comunicação oficial e diminuir os boatos.
Mas além de combater a desinformação, a comunicação interna tem o poder de facilitar a troca de ideias. Plataformas atuais de comunicação viabilizam o diálogo não apenas entre colaboradores e a organização, mas também entre colegas de trabalho, agilizando a troca de dados e aumentando a produtividade.
Segundo estudo elaborado pela SilkRoad, com 2012 organizações, 57% dos gestores entrevistados consideram essas plataformas de comunicação interna como Intranet, Facebook empresarial, whatsapp, essenciais para gerar ideias inovadoras. Para 55% dos líderes, é possível usá-las para “alinhar os empregados com as prioridades e metas da organização”.
Quanto mais transparente e mais fácil o diálogo entre colaboradores e gestores, mais fácil encontrarmos pessoas satisfeitas e engajadas com sua organização.
Porem, para que um funcionário se torne engajado, não basta que ele se sinta útil e valorizado, é preciso que ele se identifique com os valores da empresa. É preciso criar uma ligação afetiva com os valores e os objetivos do negócio.
Mas atenção, para trabalhar a comunicação com os funcionários – a Comunicação interna – é essencial que a empresa pense antes em qual modelo de negócio e como se dará este processo de comunicação para que ele espelhe a cultura organizacional da empresa.
A comunicação interna deve garantir que todos na empresa sejam participantes ativos do modo como a organização pensa e age.