Para o dicionário, o significado de Crise pode ser “Episódio desgastante, complicado; situação de tensão, disputa, conflito”. Mas, isso não é o bastante para se definir uma Crise de Imagem. Pois, só é considerado Crise de Imagem se esta “situação de tensão” ou na nossa visão um acontecimento negativo tornar-se noticia na mídia. E passar a afetar a imagem e reputação da empresa ou produto ou comumente os dois juntos. A Crise de Imagem pode ser de pequeno, médio ou grande impacto dependendo da proporção do acontecimento negativo. E a Gestão de Crise deve levar em conta essas variáveis para avaliar os procedimentos a serem tomados. Greves, acidentes com trabalhadores, conflitos societários, acidentes ambientais, ate poluição contaminação alimentar por produtos tudo isso pode se transformar em uma Crise de Imagem.
Em tempos de internet e de redes sociais, as Crises de Imagem podem tomar proporções gigantescas. Por isso, a gestão de crise é importante para que a empresa esteja mais bem preparada para lidar com essas situações.
Podemos dividir o trabalho em dois tópicos:
Preventivo: A Press tem uma grande expertise no gerenciamento de crise tanto nas mídias tradicionais quanto no ambiente digital. Apesar de não sabermos quando uma crise de imagem pode acontecer é possível
se preparar . Veja o passo a passo:
Reativo: São tomadas providências a partir da hora em que a crise já estiver instalada. Caso a empresa já tenha sua Politica de Comunicação a Press ajuda a seguir os protocolos da Comunicação de Crise, adaptando-os para a situação vigente. Se o trabalho de prevenção não tiver sido feito, a Press entra com toda sua experiência para organizar o grupo que cuidará do problema. O objetivo é restabelecer o diálogo da empresa com a imprensa, com a opinião pública e com os demais stakeholders, abrir espaços para que a empresa seja ouvida e prepará-la para isso, no intuito de minimizar os danos a sua imagem e reputação.