Marketing digital: conceito e finalidade
Segundo estudo realizado pela Go-Globe – umas das maiores agências de desenvolvimento web do mundo – em apenas um minuto na Internet são feitas mais de 600 mil buscas no Google, mais de 700 mil atualizações de status no Facebook e mais de 98 mil tweets. E isso não é tudo; estudiosos da área afirmam que, dentro de poucos anos, todo o conteúdo disponível na Internet irá dobrar a cada 72 horas.
Diante de dados estratosféricos como esses, não resta dúvida de que estamos passando pela terceira grande revolução da era pós-moderna, a revolução tecnológica. E, como em toda revolução, acontece uma “seleção natural”: há os que se adaptam a ela e os que não acompanham a história e ficam no passado.
Apesar da popularidade crescente da Internet, ela ainda representa um terreno fértil para ideias, negócios, estudos e inovações; e uma dessas inovações é o marketing digital.
É muito importante não confundir marketing com publicidade. Ao contrário da publicidade, que tem o objetivo de promover uma marca e aumentar sua visibilidade, o marketing é um parceiro do setor de vendas de uma empresa e componente indispensável no desenvolvimento de estratégias de negócios.
Então o marketing digital serve para aumentar minhas vendas?
Sim, mas o conceito não é tão simplório. O marketing digital serve para ligar os clientes certos ao seu negócio, atraindo-os de maneira natural por meio da produção de conteúdo relevante para o seu público alvo.
Imagine uma grande feira ao ar livre, com inúmeros vendedores dos mais variados produtos, onde se vende de alimentos a artesanatos. Nesta feira, cada vendedor tenta oferecer sua mercadoria de uma maneira diferente: alguns colocam placas enormes, outros oferecem promoções e há ainda os que abordam os clientes individualmente. Entre todos eles, há um em frente à sua barraca apenas tocando uma bela música no violão, sem oferecer nenhum produto ou serviço. À medida que as músicas são executadas, o público vai aumentado em volta do vendedor, e como em qualquer negócio, pessoas interessadas atraem mais pessoas interessadas. Quando há uma pequena multidão a sua volta, o vendedor deixa o violão de lado e começa a vender seus discos.
Você já parou para pensar que é possível usar este tipo de estratégia em qualquer negócio na Internet?
Em volta do seu negócio há uma infinidade de conteúdos que podem ser interessantes para seu público. Trabalha com turismo? Por que não dar dicas de segurança em aeroportos? Está na área da saúde? Considere falar sobre bem-estar e qualidade de vida.
Então é só começar a falar sobre a minha área que os novos clientes vão aparecer?
Com certeza não. O marketing digital envolve estudo de públicos alvo (chamados de personas), e, com as ferramentas certas, também permite uma segmentação precisa de quem será atraído pela sua marca.
Além disso, produzir e publicar conteúdo deliberadamente não vai ajudar em nada se você não iniciar um relacionamento com seus clientes em potencial, motivo pelo qual o marketing digital também é conhecido como “marketing de relacionamento”, e esta aproximação entre marca e cliente acontece a partir de campanhas de e-mail marketing, redes sociais e até mesmo pessoalmente.
A princípio tudo isso pode parecer muito complicado e é verdade que neste tipo de prática muitos detalhes devem ser observados. Para entender um pouco mais sobre o fluxo do marketing digital que leva ao contato direto com os compradores de seus produtos ou serviços, confira o infográfico que disponibilizamos gratuitamente, abaixo, para você!